Questões sobre Relação entre Indivíduo e Sociedade

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Relação entre Indivíduo e Sociedade

O capitalismo é o sistema que revoluciona de forma permanente as forças produtivas. As diferentes mudanças sugerem novas caracterizações que provocam os cientistas sociais na continuidade de estudos sobre o entendimento desse complexo sistema. No século XX, o chamado neoliberalismo foi a principal forma de denominação dessas mudanças econômicas. Nesse sentido, são características que fazem parte do neoliberalismo:

1. Corte nos gastos públicos. 2. Redução das taxas alfandegárias. 3. Fortalecimento dos blocos econômicos. 4. Estabilidade econômica. 5. Privatização das empresas estatais.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: 

Para Weber, denomina-se “constituição da comunidade” uma relação social quando e na medida em que a atitude na ação social – no caso particular, ou na média ou no tipo puro – se funda na solidariedade sentida (afetiva ou tradicional) dos participantes. Os casos em que uma relação social quando e na medida em que a atitude na ação social se baseia no ajustamento de interesses por motivos racionais (de carácter axiológico ou teleológico), ou também em uma união de interesses por motivos idênticos, são definidos pelo autor como:

A comparação das características gerais do grupo dos Annales com a concepção histórica do marxismo permite notar sem dificuldade numerosos e importantes pontos comuns.


(Ciro Flamarion Cardoso e Ronaldo Vainfas (orgs.).

Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Adaptado)


Entre as características comuns entre o grupo dos Annales e a concepção histórica do marxismo, é possível identificar a

Ulrich Beck, caracterizando o que chama de “modernidade reflexiva”, discorre acerca do papel desempenhado pela ciência quanto à produção de conhecimentos concernentes aos riscos acarretados por essa forma de modernidade.

Sobre o papel da ciência conforme Beck, analise as afirmativas a seguir:

I. A crescente cientificização ocasionou indistinções entre ciência e política, as quais perpassam todas as esferas da vida social.
II. As contestações à autoridade científica foram decisivas para a sua obsolescência na “modernidade reflexiva”.
III. A racionalidade científica tornou-se imune a críticas, porquanto seja uma forma socialmente legítima de produzir verdades.
IV. Embora cada vez mais necessária, a ciência se torna cada vez menos suficiente para a definição socialmente vinculante de verdade.

Estão corretas apenas as afirmativas 

Leia o fragmento a seguir:
“A sociologia é um campo muito amplo e diverso, e quaisquer generalizações sobre ela são questionáveis. Mas podemos destacar três concepções amplamente defendidas, derivadas em parte do prolongado impacto da teoria social clássica na sociologia, que inibem uma análise satisfatória das instituições modernas”.

(GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Ed. da Unesp, 1991 - p. 15-16.)

Que concepção NÃO faz parte das destacadas por Anthony Giddens?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis