Questões sobre Cultura e sociedade

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Cultura e sociedade

O sociólogo Joffre Dumazedier entende o conceito de lazer por: “(...) um conjunto mais ou menos estruturado de atividades com respeito às necessidades do corpo e do espírito dos interessados: lazeres físicos, práticos, artísticos, intelectuais, sociais, dentro dos limites do condicionamento econômico social, político e cultural de cada sociedade. São tais atividades que iremos chamar de lazeres. Seu conjunto constitui o lazer. Este conjunto é determinado pelo trabalho e pelas outras obrigações institucionais, mas veremos que, com a aproximação do estádio pós- industrial, ele tende cada vez mais a atuar sobre as próprias instituições que o determinam.” (Dumazedier, 2008). Sobre o conceito de lazer, analise as assertivas a seguir:

I. O lazer é visto como um comportamento social que não permite definir um campo específico entre as diferentes atividades que assumem diferentes funções na sociedade.
II. O lazer é uma prática que se opõe somente ao trabalho, no sentido de se compreender o lazer enquanto tudo aquilo que é resumido ao não-trabalho.
III. Do lazer se excluem as atividades domésticas, mas se incluem as atividades sócio espirituais e sociopolíticas.

Quais estão INCORRETAS?

#Questão 1127373 - Sociologia, Cultura e sociedade, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 10: Sociologia

Leia o texto abaixo:

“O sentimento de uma injustiça coletivamente sofrida provoca nos membros do grupo vítima de uma discriminação um forte sentimento de vinculação à coletividade. Quanto maior for a necessidade da solidariedade de todos na luta pelo reconhecimento, maior será a identificação com a coletividade. O risco é, no entanto, de sair de uma identidade negada ou desacreditada para cair, por sua vez, em uma identidade que seria exclusiva, análoga à identidade dos que pertencem ao grupo dominante, e na qual todo indivíduo considerado como membro do grupo minoritário deveria se reconhecer, sob pena de ser tratado como traidor.”

(CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru, Edusc, 1999, p. 191).


Tendo como referência o texto sobre a formação da identidade cultural coletiva, analise as afirmativas abaixo e classifique V, para as sentenças verdadeiras, e F, para as falsas.

( ) A identidade, nesse caso, opera como um sistema de classificação dinâmico e aberto que possibilita o reconhecimento da alteridade.
( ) A identidade pode acentuar os processos de etnização dos grupos subalternos, fazendo com que suas características culturais sejam essencializadas.
( ) A injustiça coletiva tende a enfraquecer os laços de solidariedade dentro de um grupo discriminado.
( ) A identidade pode resultar em um fechamento que reproduz a exclusão anteriormente sofrida, criando uma nova forma de imposição cultural.
( ) A identidade é usada como instrumento de poder e de luta por reconhecimento tanto por parte de grupos subalternizados quanto por parte de grupos hegemônicos.
( ) O pertencimento a uma identidade originária e exclusiva possibilita que as sociedades estabeleçam trocas interculturais baseadas no reconhecimento das diferenças.

A sequência correta, de cima para baixo, é

Leia o trecho a seguir.

A ideia de uma “Sociedade de Consumo” vai além da ideia trivial de que todos os membros dessa sociedade consomem, uma vez que todos os seres humanos e todas as criaturas vivas consomem e sempre consumiram. Acreditamos que a análise do consumo como uma atividade social e cultural possibilitará uma melhor compreensão dos novos discursos e propostas advindas do pensamento ambientalista internacional, a partir da percepção da questão ambiental como um problema relativo aos estilos de vida e consumo. Deve-se destacar que a Sociedade de Consumo, como uma ideologia e utopia pautada na abundância, adquiriu um status de natural, universal e eterna, mas foi na verdade construída e instituída em oposição a outras ideologias, utopias pautadas na suficiência, que precisaram ser neutralizadas para permitir sua emergência. O consumo se converteu na arena onde a cultura é motivo de disputas e remodelações. Assim, decisões como o que comprar, quanto gastar, quanto economizar etc. são decisões baseadas em juízos morais e tanto geram quanto expressam aquilo que conhecemos como cultura, no seu sentido mais geral.

Adaptado de: PORTILHO, Fátima. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. São Paulo: Cortez, 2005, p. 68-74.

Com base na leitura do trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente a interpretação da autora sobre a sociedade do consumo.

A ideia de multiculturalismo na democracia envolve o reconhecimento de diferentes conjuntos culturais que formam a sociedade. 

#Questão 955066 - Sociologia, Cultura e sociedade, IBFC, 2023, SEAD-GO, Analista Ambiental - Ciências Sociais/Sociologia

O estudo do desenvolvimento territorial rural verificado em diversas e distintas regiões brasileiras revela que a constituição de redes de reciprocidade e proximidade podem constituir lastro para o estabelecimento de relações sociais que excedem os simples atos da troca mercantil. Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis