Questões sobre Cidadania e movimentos sociais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Cidadania e movimentos sociais

No que se refere às relações sociais no campo brasileiro, julgue o seguinte item. 


Reivindicação central dos movimentos sociais rurais no Brasil, a reforma agrária é o principal aspecto que evidencia o caráter socialista desses movimentos, contrários à posse ou à propriedade privada da terra. 

Um processo de formação cidadã deve priorizar as mudanças de valores, de atitudes, de posições, de comportamentos e de crenças em favor da prática da tolerância, da paz e do respeito ao ser humano. Nessa perspectiva, é correto afirmar que não é uma cidadania formal, distanciada do contexto sociopolítico, cultural e ético que garante juridicamente os direitos, mas uma cidadania ativa, concretizada por meio

A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de viver com qualidade e bem- -estar, de participar ativamente da vida em sociedade e do governo de seu povo. A tendência da maioria é pensar que o funcionamento da cidadania depende somente dos agentes políticos, ou seja, do governo. A cidadania se refere também às relações entre os cidadãos, àqueles que pertencem a uma cidade, por meio dos procedimentos acordados entre eles e expressos

No trecho a seguir, a autora levanta a questão da unidade e da diversidade na atividade da militância negra.

Só que nesse movimento, cuja especificidade é o significante negro, existem divergências, mais ou menos fundas, quanto ao modo de articulação dessa especificidade. Deve o negro assimilar tudo que é eurobranco? Ou só transar o que é afronegro? Ou somas os dois? (...) Os diferentes tipos de resposta a essas questões, e a muitas outras, acabam por remeter a gente a falar de movimentos negros... no Movimento Negro.

GONZÁLEZ, Lélia. Movimento ou movimentos negros? In: Lugar de negro. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1982.

Assinale a opção que descreve corretamente a posição exposta no trecho acima.

Leia o fragmento abaixo:

Flavia Biroli (2018) mostra que as posições de gênero, em suas conexões com outros eixos das identidades e das opressões, passaram a ser levadas em conta de modo mais sistemático nas pesquisas, no debate internacional e nas Ciências Sociais brasileiras. Ela oferece, pelo menos, duas premissas oriundas do campo das teorias feministas que apontam os limites da democracia formal.
(BIROLI, Flavia. Gênero e Desigualdades: limites da democracia no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018, p. 09 e 10.)

Com base no pensamento de Biroli (2018), avalie as seguintes asserções:

I. A neutralidade das teorias democráticas em relação à divisão público-privado impede uma compreensão ampla das desigualdades de gênero e raça, pois não abarca a dimensão das relações domésticas.

PORQUE

II. A inclusão das experiências cotidianas do mundo privado, condicionadas pela divisão sexual do trabalho, implica um enquadramento limitado dos direitos universais, o que reforça hierarquias sociais e políticas.

Após análise feita, é correto afirmar que

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis