Questões de Sociologia do ano 2023

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Listagem de Questões de Sociologia do ano 2023

#Questão 955282 - Sociologia, , IF-TO, 2023, IF-TO, 2023 - IF-TO - Professor Ebtt - Sociologia

“Dado o hábito existente de representar a vida social como o desenvolvimento lógico de conceitos ideais, não é impossível, outrossim, que sejamos acoimados de materialistas, nem que se acuse de grosseiro um método que torna a evolução coletiva dependente de combinações objetivas, definidas no espaço. Poderíamos com maior justiça reivindicar a qualificação contrária. A ideia de que os fenômenos psíquicos não podem ser derivados diretamente dos fenômenos orgânicos não constitui efetivamente a essência do espiritualismo? Ora, o nosso método não é, em parte, senão a aplicação destes princípios aos fatos sociais. Separamos o reino psicológico do reino social, do mesmo modo que os espiritualistas separam o reino psicológico do biológico; como eles, recusamos explicar o mais complexo pelo mais simples. Na verdade, porém, nem uma nem outra apelação nos convêm exatamente; a única que aceitamos é a de racionalistas. Estender à conduta humana o racionalismo científico é, realmente, o nosso principal objetivo, fazendo ver que, se a analisarmos no passado, chegaremos a reduzi-la a relações de causa e efeito; em seguida, uma operação não menos racional a poderá transformar em regras de ação para o futuro. Aquilo que foi chamado de nosso positivismo, não é senão consequência deste racionalismo”.
O trecho acima é um fragmento do prefácio à primeira edição de uma das principais obras escritas que colaboraram para o surgimento e consolidação da sociologia como uma ciência autônoma. O trecho supracitado, embora seja um prefácio, conforme mencionado, faz indicações de conceitos que viriam a se tornar basilares para sociologia como um todo e para um autor especificamente, do ponto de vista histórico. Nesse sentido, escolha a alternativa que a aponta corretamente o autor e a obra em questão.

#Questão 955283 - Sociologia, , IF-TO, 2023, IF-TO, 2023 - IF-TO - Professor Ebtt - Sociologia

“A sociedade burguesa de nosso período estava confiante e orgulhosa de seus sucessos. Em nenhum outro campo da vida humana isso era mais evidente que no avanço do conhecimento, da “ciência”. Homens cultos do período não estavam apenas orgulhosos de suas ciências, mas preparados para subordinar todas as outras formas de atividade intelectual a elas. (...) Não era, de fato uma boa época para os filósofos. Mesmo no seu reduto tradicional, a Alemanha, não havia ninguém de estatura comparável para suceder às grandes figuras do passado. O próprio Hegel, visto como um “balão vazio” da filosofia alemã por seu antigo admirador francês, Hippolyte Taine (1828-1893), saíra de moda no seu país natal, e o modo pelo qual “os cansativos, pedantes e medíocres que agora davam o tom para o povo alemão” o tratavam, fez Marx, em 1960, “declarar-se publicamente um discípulo daquele grande pensador”. As duas tendências filosóficas dominantes subordinavam-se, elas mesmas, à ciência.”
(HOBSBAWM, Eric. A Era do Capital, 1848- 1875. 32ª Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021. Pág. 380)
No trecho acima, o historiador britânico Eric Hobsbawm faz referência à ascensão do modo de pensar científico e, num certo sentido, à submissão de outras formas de pensar à ciência. Várias são as razões para essa interpretação de Hobsbawn. Nesse sentido, assinale a alternativa em que as correntes filosóficas e os respectivos expoentes citados possuam a relação mais direta com a ascensão do pensamento sociológico no momento histórico abordado por Hobsbawn.

“Uma aranha executa operações semelhantes àquelas levadas a cabo pelo tecelão; a construção dos favos de mel pelas abelhas poderia envergonhar, pela sua perfeição, muitos mestres de obras. Há um aspecto, contudo, em que este último supera a melhor das abelhas: é o fato de que, antes da construção, ele elabora o objeto em sua mente. Ao findar-se o processo de trabalho, chegamos a um resultado que, antes do seu início, já existia na mente do trabalhador; em outras palavras, um resultado que possui?a uma existência ideal.” Considerando o texto, podemos afirmar que o trabalho para Marx

Émile Durkheim é apontado como um de seus primeiros grandes teóricos da sociologia. Ele e seus colaboradores se esforçaram por emancipar a sociologia das demais teorias sobre a sociedade e constituí-la como disciplina rigorosamente científica. O conceito de solidariedade faz parte do arcabouço teórico do autor e está diretamente relacionada ao papel da divisão social do trabalho. Considerando a construção teórica de Émile Durkheim, analise as afirmativas a seguir.
I. Os princípios da divisão do trabalho são mais morais do que econômicos. São os fatores que unem os indivíduos em uma sociedade, pois geram um sentimento de solidariedade entre aqueles que realizam as mesmas funções.
II. Outro fator importante é que este pensador analisava a sociedade como uma metáfora do corpo humano. Nessa ideia, a divisão social do trabalho seria responsável por manter a harmonia deste sistema de órgãos que compõem o organismo.
III. Para Émile Durkheim, a divisão social do trabalho dificulta a produção de coesão dentro das sociedades modernas, criando, de outro modo, constantes disputas entre os seus membros. A solidariedade social produzida pela divisão do trabalho sempre esteve presente em todas as sociedades; no entanto, nas sociedades capitalistas, ela ganha uma relevância maior.
Está correto o que se afirma apenas em

#Questão 955643 - Sociologia, O nascimento da sociologia, Instituto Consulplan, 2023, SEGER-ES, Analista do Executivo - Ciências Sociais

A obra de Saint-Simon, escrita entre 1802 e 1825, situa-se exatamente no período decisivo da história europeia, que significou o abandono do modo de pensar do “Se?culo das Luzes” e o estabelecimento de uma estrutura epistemológica que, ao converter o homem no objeto do conhecimento científico, possibilitou o surgimento das ciências sociais. São consideradas principais ideias de Saint-Simon, EXCETO: 

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