Questões de Sociologia do ano 2017

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Sociologia do ano 2017

“Vivemos numa era em que “esperar” se transformou num palavrão. Gradualmente erradicamos (tanto possível) a necessidade de esperar por qualquer coisa, e o adjetivo do momento é “instantâneo”. Não podemos mais gastar meros 12 minutos fervendo uma panela de arroz, de modo que foi criada uma versão de dois minutos para micro-ondas. Não podemos ficar esperando que a pessoa certa chegue, de modo que aceleramos o encontro... Em nossas vidas pressionadas pelo tempo, parece que o cidadão (...) do século XXI não tem mais tempo para coisa alguma.”

O trecho acima reflete a percepção de homem moderno característica de qual teórico contemporâneo?

Sobre o conceito de trabalho na teoria de Marx, Piccinni e Tolfo afirmam que o trabalho, “defendido pelos detentores do capital, não tem valor ou sentido para o trabalhador que se vê impedido de exercer sua liberdade e criatividade no trabalho exercendo suas funções com um sentimento de estranheza perante o todo” (Tolfo, S. da R. & Piccinini, V. Sentidos e significados do trabalho: explorando conceitos, variáveis e estudos empíricos brasileiros. Psicologia & Sociedade, 2007, 19, 38-46)

A qual sentimento os autores se referem ao tratar do conceito de trabalho?

“A categoria de ______________ significa (...), de um lado, que a realidade objetiva é um todo coerente em que cada elemento está, de uma maneira ou de outra, em relação com cada elemento e, de outro lado, que essas relações formam, na própria realidade objetiva, correlações concretas, conjuntos, unidades, ligados entre si de maneiras completamente diversas, mas sempre determinadas” (Lukács, G. Existencialismo ou marxismo. São Paulo: Senzala, 1967, p.240).

O espaço em branco da afirmação acima pode ser substituído pela palavra:

Para Karl Marx, o que caracteriza as sociedades e dita processos de mudança ocorridos ao longo da história?

I. São todos caracterizados por certos modos de produção e relações de classe entre exploradores, e entre exploradores e explorados.

II. A passagem de um sistema socioeconômico para o seguinte independe da interação entre lutas de classe e a incapacidade do sistema seguinte de aumentar a produtividade do emprego e privilegiar as forças da produção.

III. As relações sociais são inteiramente interligadas às forças produtivas. Adquirindo novas forças produtivas, os homens modificam o seu modo de produção.

Sobre as afirmações acima, pode-se afirmar que:

Para Max Weber o conceito básico para a análise histórico-social é o “tipo ideal”. Em que consiste o “tipo ideal”?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis