Questões de Sociologia do ano 2004

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Listagem de Questões de Sociologia do ano 2004

#Questão 63056 - Sociologia, Geral, FCC, 2004, TRT 9ª, Analista Judiciário

As informações que seguem referem-se às questões de números 35 a 43.

Diante desse quadro de aguda vivência da pobreza e das demais formas de exclusão social, faz-se necessário o desenvolvimento de mecanismos que considerem a real situação das famílias com as quais se pretende trabalhar. Uma das propostas de intervenção − de caráter multiprofissional − que tem emergido nos últimos anos é o trabalho grupal com famílias, pois este possibilita a reflexão sobre

I. os modelos e os papéis sociais e familiares.

II. a falência da concepção da família como espaço privilegiado de socialização.

III. a busca do pleno exercício da cidadania.

#Questão 63058 - Sociologia, Geral, FCC, 2004, TRT 9ª, Analista Judiciário

As informações que seguem referem-se às questões de números 35 a 43.

O termo "humanismo do trabalho" significa

I. uma corrente que surge no século XVII, com a predominância da igreja sobre o Estado na regulação das relações sociais.

II. a utopia de um mundo no qual as condições de produção seriam transparentes a todos os consumidores.

III. a restauração do sentido do trabalho, mediante o restabelecimento de uma ligação evidente entre o ator, a atividade e o produto.

#Questão 63059 - Sociologia, Geral, FCC, 2004, TRT 9ª, Analista Judiciário

A Lei no 9.601/98 institui nova forma de contrato de trabalho temporário e estabelece o trabalho flexível. No contexto do barateamento do custo da mão-de-obra, esse contrato pode ser considerado como

#Questão 63060 - Sociologia, Geral, FCC, 2004, TRT 9ª, Analista Judiciário

A questão social está intrinsecamente relacionada à estrutura econômica e social e as condições de trabalho são parte essencial na configuração dessa estrutura. Sendo o trabalho a expressão da atividade humana, a divisão do trabalho pode ser considerada como

Julgue os itens que se seguem, relativos à sociologia do Estado.

Para Durkheim, a escola e a igreja representariam os mais importantes aparelhos ideológicos do Estado moderno.

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