Listagem de Questões de Sociologia
Assinale a única opção falsa que pode decorrer da reflexão abaixo:
O modelo corporativo de relações de trabalho, estratégia implementada pelas elites que chegaram ao poder com a Revolução de 30, colocou os sindicatos numa verdadeira camisa- de-força.
Na Consolidação das Leis do Trabalho (1943) ficou sistematizado um complexo emaranhado de dispositivos legais, submetendo os sindicatos à tutela do Estado em troca de vantagens corporativas.
Este sindicalismo de reivindicação e participação foi marcado pelo pragmatismo reformista
As centrais sindicais foram proibidas, bem como o intercâmbio internacional. A tutela estatal esbarrou a entrada dos sindicatos nos locais de trabalho e dificultou a prática da negociação direta
A Constituição de 1988 aboliu a possibilidade de intervenção e de controle das atividades sindicais por parte do Estado, mas manteve o princípio organizativo do sindicato único por categoria e por base territorial, o imposto sindical e o monopólio da representação.
Assinale a única reflexão falsa a partir do conteúdo do texto abaixo:
A moderna ética do trabalho concentra-se no trabalho de equipe. Celebra sensibilidade aos outros; exige aptidões delicadas, como ser bom ouvinte e cooperativo; acima de tudo, o trabalho em equipe enfatiza a adaptabilidade às circunstâncias.
As exigências de polivalência e flexibilidade, a duração cada vez menor e o vínculo cada vez mais tênue das relações de trabalho enfraquecem valores como o compromisso, a confiança e a lealdade, todos fundamentais para a consolidação do caráter.
Na moderna organização existe uma ficção: trabalhadores e chefes não são antagonistas. O chefe administra o processo de grupo. Ela ou ele é líder. O jogo de poder é jogado pela equipe contra equipes de outras empresas.
O desenvolvimento do caráter e da identidade depende dos relacionamentos e das ligações que estabelecemos com outras pessoas e com as instituições. O mundo do trabalho atual, caracterizado pela flexibilidade, leva à corrosão do caráter.
A ética do trabalho afirma o uso autodisciplinado de nosso tempo e o valor da satisfação adiada. Essa disciplina depende, em parte, de instituições suficientemente estáveis para a pessoa praticar o adiamento.
Assinale a única reflexão falsa, entre as cinco opções apresentadas, extraída do texto abaixo
Desde os primórdios do capitalismo, a organização da produção esbarrou na autonomia dos produtores diretos e na sua capacidade de definir a seqüência das tarefas e os ritmos do trabalho.
O taylorismo estimula o desempenho individual através de salários e prêmios por produção.
Desde o início o modelo de produção taylorista se deparou com a resistência operária.
O princípio básico do taylorismo é a unidade programada da concepção e da execução da produção.
Organizado pelo taylorismo, o trabalho transfigurou- se em atividade fragmentada, repetitiva, monótona e desprovida de sentido.
Sob o capitalismo avançado, acontece a supressão ou eliminação da classe trabalhadora. Trata-se de um verdadeiro "adeus ao proletariado".
A substituição do trabalho vivo pelo trabalho morto oferece, como tendência, a possibilidade de conversão do trabalhador em supervisor e regulador do processo de produção.
Pode-se constatar, de um lado, um efetivo processo de intelectualização do trabalho manual. De outro, uma subproletarização, expressa no trabalho precário, informal, temporário etc.
A década do 80 presenciou, nos países de capitalismo avançado, profundas transformações no mundo do trabalho, nas suas formas de inserção, na estrutura produtiva, nas formas de representação sindical e política.
A metamorfose no universo do trabalho configura um processo contraditório, que qualifica em alguns ramos e desqualifica em outros.
A partir do conteúdo do texto abaixo considerar a incoerência de uma das opções que dele se deduz.
A esfera feminina situa-se no âmbito doméstico privado, da produção de valores de uso para o consumo do grupo familiar, da reprodução da espécie e do cuidado das crianças, dos velhos e dos incapazes.
As atividades de produção social e de direção da sociedade, desempenhadas no espaço público, são atribuições masculinas.
A distinção entre trabalho de homens e de mulheres expressa atributos e capacidades inatas aos indivíduos, diferentes em homens e em mulheres.
Os estereótipos de ser homem e de ser mulher sustentam e legitimam a divisão sexual do trabalho.
As mulheres são mais vulneráveis à repressão da organização do processo de trabalho taylorista.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}