Listagem de Questões de Sociologia
Assinale a única opção falsa que pode decorrer da reflexão abaixo.
Sem dúvida a divisão do trabalho e a produção de mercadorias são fundamentais para explicar o papel das manufaturas na transição mesmo se vários fatores são imbricados sem poder dizer que um é dominante.
A partir do século XVI o trabalho artesanal começa a modificar-se. O aumento da demanda exige a expansão das oficinas e a melhoria qualitativa dos tecidos – o algodão e a seda convivem com a lã. Neste momento, altera-se a condição do trabalhador.
A transição do artesanato para a manufatura significou a urbanização da produção de mercadorias. As oficinas expandem-se e instalam-se nos subúrbios das cidades, livrando-se gradativamente das regulamentações feudais.
A lógica das corporações era suficientemente sólida para se adaptar com agilidade às novas condições da economia européia de então. Mesmo reagindo contra a divisão do trabalho, as corporações sobreviveram diante da nova realidade econômica.
A divisão do trabalho é organizada para atender ao aumento da demanda com maior produtividade. Nesses casos, a divisão profissional do trabalho é substituída pela divisão técnica do trabalho.
reflexão abaixo permite vários desdobramentos sobre a "divisão sexual do trabalho". Uma das apresentadas é falsa; assinale-a.
Do ponto de vista internacional, historicamente as políticas sociais foram dirigidas a fixar a mão-de-obra feminina no âmbito familiar, reforçando desta forma a menor presença da mulher no mercado de trabalho, devido à divisão sexual do trabalho.
A assertiva segundo a qual no Brasil o "trabalho tem um sexo" mostra o quanto a legislação trabalhista tem dificuldade em incorporar a especificidade de gênero na questão da eqüidade.
Mesmo nas camadas de renda mais desfavorecidas, o trabalho feminino é submetido a uma maior precarização, pois nestas a mulher é vista com ressalvas pelos empregadores devido à sua própria condição de mulher.
Do pondo de vista histórico, o processo de diferenciação entre os sexos, em termos de relações de hierarquia e subordinação, aprofundam-se com as complexidades crescentes da sociedade capitalista, com sua especialização e com o aumento da produtividade.
A generalização de uma divisão do trabalho sexualmente ordenada estaria baseada no controle exercido sobre o trabalho da mulher e dos filhos, construído como base no poder masculino.
Há uma incompatibilidade de conteúdo entre o sentido do texto abaixo e uma das opções que seguem. Assinale-a.
A qualificação exigida no trabalho profissional feminino guarda estreita relação com aquelas qualidades exigidas no trabalho doméstico.
A transferência de qualificação "às vezes se opera no sentido inverso" do profissional ao doméstico; por exemplo, o exercício profissional de trabalho manual pelos homens torna-se atividade de reparos domésticos nas suas famílias.
A família é a unidade, a instância social que permite a regulação do trabalho entendido como o conjunto do profissional e do doméstico, sendo, portanto, o lugar da regulação do trabalho.
A ocorrência simultânea no mesmo espaço dos dois tipos de atividade profissional e doméstico conduz não só a dificuldade de separar claramente o que diz respeito a uma ou outra atividade, mas também a uma intensificação da produção doméstica.
A passagem do artesanato à manufatura exigiu novo perfil profissional dos trabalhadores. Nesse sentido o trabalho exigido na manufatura era qualitativamente incompatível com o trabalho doméstico.
A partir do conteúdo do texto abaixo considerar a incoerência de uma das opções que dele se deduz.
O valor de troca do trabalhador é sempre inferior ao seu valor de uso. Isso oferece as bases para a existência da exploração capitalista.
Entre o trabalho livre e a exploração, nos termos de Marx, está sempre presente a dificuldade do trabalhador em barganhar seu valor real na assinatura do contrato de trabalho.
Pelo fato de o trabalhador livre ser destituído de todo meio de produção, ele se submete à condição de exploração quando vende a sua força de trabalho no mercado.
O trabalho livre oferece ao trabalhador elementos de barganha na assinatura do contrato de trabalho fazendo desaparecer a exploração no processo de trabalho.
Marx desmascara a armadilha da economia "vulgar", aquela que consiste em acreditar nas aparências do jogo da oferta e da demanda para analisar os fenômenos de troca no mercado.
As opções abaixo dão seguimento coerente e lógico ao trecho citado, exceto uma delas. Aponte-a.
"Na interpretação de Max Weber acerca da doutrina calvinista em "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo", publicado inicialmente em 1905, o conceito de trabalho no sentido ascese, operou uma ruptura com a tradição cristã que separava a vida espiritual do mercado. A recompensa pelo trabalho passou a ser entendida como sinal de cumprimento do dever espiritual e da escolha divina."
(Kumar, 1985)
Comportamentos individuais e de grupo voltados para uma vida dedicada ao trabalho são considerados absolutamente adequados à vida espiritual.
Na "Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo" mostra-se que se criou um ethos novo que conduz, na modalidade de um imperativo moral, uma elite protestante a investir-se no trabalho e na indústria.
O fundamento da sociedade capitalista é caracterizado pela ética social e divina do dever.
Em virtude da doutrina protestante, o êxito no mundo terreno através de uma atividade profissional é, antes de tudo, um meio de glorificar a Deus.
Resta aos homens submeterem-se ao seu destino e no exercício do seu trabalho, gozar dos bens deste mundo.
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