Questões de Sociologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Sociologia

O impacto social refere-se às mudanças significativas que ocorrem em uma comunidade ou sociedade como resultado de ações, projetos ou iniciativas. No contexto do artesanato, classifique os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):

( ) O impacto social no artesanato envolve não apenas a geração de renda, mas também o fortalecimento cultural e social das comunidades.
( ) Preservar tradições culturais não é um objetivo das iniciativas de impacto social no artesanato.
( ) Projetos de artesanato com impacto social podem promover a inclusão de grupos vulneráveis, como mulheres, idosos e comunidades rurais.
( ) A sustentabilidade, incluindo aspectos ambientais, econômicos e sociais, é um dos objetivos do artesanato com impacto social.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA: 

O artesanato no Brasil é uma expressão rica e diversificada da cultura e da história do país. De norte a sul, artesãos brasileiros criam peças únicas que refletem a identidade e as tradições das diversas regiões. Deste modo, são benefícios do Artesanato para a Economia e Sociedade:

I. O artesanato é uma importante fonte de renda para muitas famílias e comunidades. Ele oferece oportunidades de emprego e contribui para o sustento de artesãos em áreas rurais e urbanas.
II. O artesanato atrai turistas interessados em conhecer a cultura local. Feiras de artesanato e lojas especializadas são destinos populares para visitantes que buscam peças autênticas e feitas à mão.
III. O artesanato fortalece as comunidades, promovendo a cooperação e a solidariedade. Grupos de artesãos muitas vezes se organizam em cooperativas, aumentando seu poder de negociação e acesso a mercados.
IV. Muitos artesãos brasileiros utilizam materiais reciclados ou sustentáveis em suas criações, contribuindo para a preservação do meio ambiente. A prática do artesanato pode ser uma alternativa sustentável à produção industrial.

Assinale a alternativa CORRETA: 

O que se costuma chamar arte popular consiste em vários tipos de manifestações artísticas, como pinturas, esculturas, objetos feitos muitas vezes de forma coletiva, em diversas comunidades do Brasil. Analise as afirmativas sobre a cultura brasileira seguir, e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O povoado Ilha do Ferro, localizado em Alagoas, às margens do Rio São Francisco, transformou-se, nos últimos anos, em um dos mais importantes e expressivos polos de produção de arte popular do Brasil.

( ) Os estudiosos encontram dificuldades em delimitar o que é a arte popular, pois não existe um só tipo feito pelo povo, não sendo possível dividir arte erudita e popular.

( ) As obras denominadas arte popular brasileira são feitas essencialmente por anônimos, de forma individual, familiar ou em grupo, a partir de conhecimentos passado de geração em geração.

( ) Anita Garibaldi representa para São Paulo, o que o mestre Vitalino representa para o Rio de Janeiro, pois são artistas responsáveis por transformar lugares em centros comerciais e criativos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.

Em As formas elementares da vida religiosa, Émile Durkheim definiu religião da seguinte forma: ”Um sistema solidário de crenças e de práticas relativas a coisas sagradas, isto é, separadas, proibidas, crenças e práticas que reúnem numa mesma comunidade moral, chamada igreja, todos aqueles que a ela aderem” (Durkheim, 1912/2003, p. 32). É correto afirmar que, para Durkheim, a religião: 

#Questão 1115568 - Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Sociologia

Um dos principais descentramentos da identidade e do sujeito ocorre no trabalho do filósofo e historiador Michel Foucault. Numa série de estudos, Foucault produziu uma espécie de “genealogia do sujeito moderno”. Foucault destaca um novo tipo de poder, que ele chama de “poder disciplinar”, e que se desdobra ao longo do século XIX, chegando ao seu desenvolvimento máximo no início do século XX.
(Stuart Hall, A identidade cultural na pós-modernidade, 2006. Adaptado)

Como destaca Hall, o poder disciplinar estudado por Michel Foucault teria como objetivo central

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis