Questões de Serviço Social da UniRV - GO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social da UniRV - GO

Ao utilizar o planejamento como instrumento de trabalho, o assistente social deverá desenvolvê-lo a partir da premissa do planejamento participativo. Gandin (2001) afirma que a participação envolve três níveis:

(I) O primeiro é o da colaboração, em que as pessoas não têm poder decisório, mas são chamadas a participar, a colaborar, de modo que não há espaço para uma relação horizontal e transformadora.
(II) O segundo é o da decisão, que tem aparência de democrática, mas não contempla um olhar sobre todos os processos, mas apenas alguns, em geral de menor importância, as escolhas se realizam diante de alternativas já traçadas.
(III) Por fim, o terceiro nível envolve a construção em conjunto. A construção em conjunto ocorre quando de fato o poder está com as pessoas, independente dessas diferenças menores, pois está baseado na igualdade real entre as pessoas.

Sabendo que o planejamento participativo busca transformar a realidade pautado no interesse do coletivo, qual ou quais das afirmações anteriores estão de acordo com essa demanda?

A profissão do Serviço Social está inserida no contexto do capitalismo e suas contrariedades, sendo esse responsável pela questão social, objeto direto da intervenção do assistente social. Com o intuito de exercer a profissão tendo em vista o seu projeto societário, o profissional precisa se munir de instrumentos técnicos, sendo um deles o planejamento. De acordo com Bustelo (1982, p. 139), o planejamento pode ser entendido como:

O Código de Ética Profissional (10ª edição revista e atualizada) também estabelece em seu Título III, do Sigilo Profissional, Art. 18º, que a quebra do sigilo profissional só é admissível:

O Código de Ética Profissional (10ª edição revista e atualizada) estabelece em seu Título III, das Relações com Assistentes Sociais e outros/as Profissionais, Art. 10º, que são deveres do/a assistente social:

I. Ser solidário/a com outros/as profissionais, sem, todavia, eximir-se de denunciar atos que contrariem os postulados éticos contidos neste Código;
II. Repassar ao seu substituto as informações necessárias à continuidade do trabalho;
III. Mobilizar sua autoridade funcional, ao ocupar uma chefia, para a liberação de carga horária de subordinado/a, para fim de estudos e pesquisas que visem o aprimoramento profissional, bem como de representação ou delegação de entidade de organização da categoria e outras, dando igual oportunidade a todos/as;
IV. Incentivar, sempre que possível, a prática profissional interdisciplinar;
V. Respeitar as normas e princípios éticos das outras profissões;
VI. Ao realizar crítica pública a colega e outros/ as profissionais, fazê-lo sempre de maneira objetiva, construtiva e comprovável, assumindo sua inteira responsabilidade.

Qual ou quais dessas alternativas correspondem ao que está estabelecido no Código?

A Lei nº 12.317, de 26 de agosto de 2010, acrescenta dispositivo à Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, para dispor sobre:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis