Questões de Serviço Social da UFSC

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Listagem de Questões de Serviço Social da UFSC

Analise as afirmativas abaixo e indique quais delas expressam as abordagens da bibliografia do Serviço Social brasileiro sobre o tema da pobreza e assinale a alternativa correta.

I. Abordagem que considera a necessidade de combater a pobreza, assentada nas orientações das agências multilaterais como o Banco Mundial, denominada de alívio da pobreza.
II. Perspectiva que apresenta a pobreza como um fenômeno fundado em múltiplas determinações, que, no modo de produção capitalista, se expressam e derivam da Lei Geral da Acumulação Capitalista, vinculando, num mesmo processo, a pobreza e a acumulação de capital.
III. Tendência que considera a pobreza como disfunção social que se assenta na perspectiva da autorresponsabilização e define formas para seu enfrentamento baseadas na educação, adaptação e no ajuste social.
IV. Abordagem que analisa a pobreza vinculada às necessidades que apresentam um viés estrutural e econômico nos seus fundamentos.
V. Abordagem que vincula pobreza com a subalternidade, especialmente com o setor ou classe “subalternos”, conceituação que sugere uma relação de desigualdade entre dominantes e subalternos. 

O título III do Código de Ética Profissional do Assistente Social versa sobre as “Relações Profissionais” indicando o que são direitos, deveres e o que é vedado ao assistente social nas relações com: os usuários; as instituições empregadoras e outras; as assistentes sociais e outros profissionais; as entidades da categoria e demais organizações da sociedade civil; e a justiça. Em relação ao que assegura o Código nesse título, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. É considerado um direito do assistente social, nas relações com os assistentes sociais e outros profissionais, mobilizar sua autoridade funcional, ao ocupar uma chefia, para a liberação de carga horária de subordinado, para fim de estudos e pesquisas que visem ao aprimoramento profissional, bem como de representação ou delegação de entidade de organização da categoria e outras, dando igual oportunidade a todos.
II. Nas relações profissionais, o assistente social possui direitos nas relações com as instituições empregadoras e com as instituições da categoria e demais organizações da sociedade civil.
III. Nos capítulos apresentados, o Código explicita o que é vedado ao assistente social nas relações com os usuários, com as instituições empregadoras, com os assistentes sociais e outros profissionais, com as instituições da categoria e demais organizações da sociedade civil e com a justiça.
IV. O assistente social possui deveres expressos neste Código para as relações com os usuários, com as instituições empregadoras, com os assistentes sociais e outros profissionais, com as instituições da categoria e da sociedade civil e com a justiça.
V. O sigilo profissional protege o usuário em relação ao que o assistente social tomou conhecimento em decorrência do exercício de atividade profissional, podendo ser flexibilizado nas situações de trabalho multidisciplinar e em caso de depoimento à autoridade competente prestado mediante intimação.

Sobre as concepções em torno do conceito de pobreza, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Pobreza absoluta está estreitamente vinculada às questões de sobrevivência física.
II. O conceito de pobreza relativa define necessidades a serem satisfeitas em função do modo de vida predominante de determinada sociedade.
III. Nas economias modernas e monetizadas, a noção de atendimento às necessidades é operacionalizada de forma indireta via renda.

IV. Linha de indigência ou de pobreza extrema vincula-se especificamente às necessidades nutricionais, caráter essencial das necessidades alimentares.
V. O uso da renda para estabelecimento de linhas de pobreza consiste na estreita correlação considerada entre nível de renda e indicadores de bem-estar físico.

José Paulo Netto (2011) analisa o processo de renovação experimentado pelo Serviço Social no Brasil entre os anos 1960 e 1980, especialmente no nível de suas formulações, o que convencionalmente se denomina de “teorização”. Correlacione os eventos e documentos produzidos pela categoria no Movimento de Reconceituação (coluna 1) com suas principais características (coluna 2) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Coluna 1
1. Seminário do Sumaré
2. Documento de Teresópolis

3. Método de Belo Horizonte
4. Encontro do Alto da Boa Vista
5. Documento de Araxá

Coluna 2
( ) Entende o Serviço Social como prática institucionalizada, cuja ação compreende dimensões corretivas, preventivas e promocionais. Define a inserção do Serviço Social no processo de desenvolvimento, esse no sentido lato da palavra, ou seja, a plena utilização dos recursos naturais e humanos e, consequentemente, uma realização integral do homem.

( ) Suas formulações apontam para uma requalificação do assistente social, definem um perfil sociotécnico da profissão e o situam como “funcionário do desenvolvimento”. Expressa a cristalização da perspectiva modernizadora.
( ) Enfrentou três temas básicos: a cientificidade, a fenomenologia e a dialética. Esses temas constam da publicação de dois documentos denominados “A cientificidade do Serviço Social” e “Reflexões sobre o processo histórico- -científico de construção do objeto do Serviço Social”, preparados por dois grupos de profissionais, um do Rio de Janeiro e o outro de São Paulo e, ainda, das conferências da professora Creusa Capaldo, que versaram sobre a fenomenologia e sobre o pensamento dialético.
( ) É perceptível que há um movimento de abertura a referências distintas do caldo conservador, ainda com claras defasagens teóricas. Em relação aos assistentes sociais especificamente, sugere o serviço social como sistema cibernético que supõe a utilização alternativa de recursos tecnológicos como meios no processo de intervenção.
( ) Expressa a tentativa de historicizar objeto e objetivos profissionais, rechaçando qualquer postura asséptica ou transclassista, e uma tendência à identificação entre método científico e método profissional.

Os fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social brasileiro expressam a intenção da profissão em explicar e intervir na realidade e definem sua direção social. Sobre as tendências que expressam o debate profissional, indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) As transformações societárias que caracterizam a década de 1980 vão encontrar um Serviço Social consolidado e maduro, uma profissão com acúmulos e avanços e com direção social, como é possível observar no Código de Ética Profissional de 1986, documento profissional de densidade teórico-metodológica e operacional que registra o compromisso da categoria com a classe trabalhadora e ética.
( ) Os referenciais orientadores do pensamento e da ação na emergência do Serviço Social tiveram como fontes a Doutrina Social da Igreja e o pensamento derivado de São Tomás de Aquino (tomismo e neotomismo).
( ) O conservadorismo como forma de pensamento e experiência prática, resultado de um contramovimento aos avanços da modernidade, não se constitui como o primeiro suporte teórico-metodológico para qualificação técnica da profissão, visto que não se trata de uma teoria social.
( ) As abordagens funcionalistas, estruturalistas e sistêmicas, todas de matriz positivista, integram a vertente modernizadora do Movimento de Reconceituação, conforme classificação de Netto (1994).
( ) Ao longo da década de 1990, alguns eixos articuladores do debate profissional têm rebatimentos na ação e produção teórica do Serviço Social, quais sejam: i) a noção de seguridade social como conjunto de seguranças para proteção, redução ou prevenção às situações de risco e de vulnerabilidade social; ii) a assistência social como política pública; iii) gestão e operacionalização das políticas sociais.

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