Questões de Serviço Social da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social da FGV

Sobre as diretrizes para a prevenção, que constam da Política Nacional sobre Drogas promulgada em 2019, analise as afirmativas a seguir.

I. Dirigir esforço especial para crianças, adolescentes e jovens, com vistas à garantia dos direitos destas a uma vida saudável e à prevenção ao consumo de drogas. II. Promover e apoiar ações que promovam o vínculo familiar, a espiritualidade e a prática de esportes, como fatores de proteção ao uso de tabaco e seus derivados, de álcool e de outras drogas. III. Promover e apoiar ações específicas para a população em situação de rua, indígenas e gestantes, que visem à prevenção e à proteção da vida e à promoção da saúde.

Está correto o que se afirma em

O assistente social Carlos é chamado pelo Diretor da Unidade Prisional na qual trabalha a fim de convencer o interno Bruno, preso há 15 dias, praticante do candomblé, que sua solicitação para receber a assistência religiosa de sua mãe de santo não procede em um ambiente privativo de liberdade.
Nesse caso, Carlos deve 

No Estatuto da Igualdade Racial são definidos:

I. os programas e medidas especiais adotados pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades. II. todas as situações injustificadas de diferenciação de acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica. III. as ações, iniciativas e programas adotados pelo Estado no cumprimento de suas atribuições institucionais.

Esses itens fazem referência, respectivamente

Atualmente, a violência é reconhecida como um problema mundial de saúde pública e de violação dos direitos humanos. Para as mulheres, no Brasil, somente em 2004 o Ministério da Saúde iniciou a estruturação da Rede Nacional de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde com a implantação de Núcleos de Prevenção à Violência e Promoção da Saúde.
Nesse sentido, a Portaria GM/MS 2.406/2004 estabeleceu que sempre que uma mulher se dirigir a um serviço de saúde para ser atendida, em razão de lesões provocadas pela violência doméstica ou sexual, haverá 

A modalidade de depoimento especial é um direito de todas as crianças e adolescentes, vítimas ou testemunhas de violências para que possam apresentar sua narrativa de forma segura.
No caso de crianças e adolescentes pertencentes aos Povos e Comunidades Tradicionais, a equipe técnica, que procederá à tomada do depoimento especial, deverá ser integrada por profissional 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis