Questões sobre Trabalho e Serviço Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Trabalho e Serviço Social

Acerca do trabalho do/a assistente social, analise as características abaixo:


• É uma propriedade ou capacidade que a profissão vai adquirindo na medida que concretiza objetivos. É por meio desta capacidade, adquirida no exercício profissional, que os assistentes sociais modificam, transformam, alteram as condições objetivas e subjetivas e as relações interpessoais e sociais existentes num determinado nível da realidade social: no nível do cotidiano.

• Possui a dimensão de mediação, permitindo a passagem das ações meramente instrumentais para que o exercício profissional crítico e competente, bem como as referências teóricas, explicativas da lógica e da dinâmica da sociedade, possam ser remetidas à compreensão das particularidades do exercício profissional e das singularidades do cotidiano.

• É capacidade ou propriedade constitutiva da profissão do/a assistente social, construída e reconstruída no processo sócio-histórico.


As características acima referem-se a:

No cotidiano profissional do/a assistente social, são realizados a orientação e o acompanhamento tanto de indivíduos quanto de grupos e famílias. Este tema é abordado por Regina Mioto (2009). Acerca desse tema, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Considera-se que a orientação e o acompanhamento, tradicionalmente vinculados ao atendimento de demandas singulares de indivíduos, grupos e famílias, configuram-se como ações disciplinadoras e de fiscalização que se desenvolvem nos processos socioassistenciais e que se articulam organicamente com os processos de planejamento e gestão, e com os processos político-organizativos.

( ) A orientação e o acompanhamento, enquanto ações socioeducativas realizadas por assistentes sociais alinhados ao atual projeto ético-político da profissão, podem contribuir para o fortalecimento de processos emancipatórios, nos quais há a formação de uma consciência crítica dos sujeitos frente à apreensão e à vivência da realidade, sendo ela também facilitadora de processos democráticos, garantidores de direitos e de relações horizontais entre profissionais e usuários, ao mesmo tempo que projeta a sua emancipação e a transformação social.

( ) A socialização das informações está pautada no compromisso da garantia do direito à informação, como direito fundamental de cidadania. Cepik (2000) classifica o direito à informação como um direito civil, político e social e destaca a sua centralidade para a construção da cidadania contemporânea.

( ) O processo reflexivo tem como objetivo a formação da consciência crítica. Esse objetivo somente se realiza à medida que são criadas as condições para que os usuários elaborem, de forma consciente e crítica, sua própria concepção de mundo.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

O serviço social é uma profissão inscrita na divisão sociotécnica do trabalho. A intervenção profissional do assistente social tem como matéria-prima a:

Na atualidade, é possível detectar, no processo de trabalho do(a) assistente social que realiza o acesso a benefícios e provisões sociais, uma tendência a excessivo empenho no preenchimento de cadastros, formulários e planilhas padronizadas. Como consequência, alimenta-se uma base de dados sem apropriação e conhecimento das necessidades sociais implícitas. Assim realizado, o exercício profissional reedita o conceito de:

Na nova morfologia do trabalho, na qual assistentes sociais estão incluídos(as), uma importante estratégia para a redução de custos tem sido a terceirização. Tal modalidade de contratação chancela a: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis