Questões sobre Serviço Social e a Família

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Serviço Social e a Família

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética relacionada à intervenção do assistente social na família, seguida de uma assertiva a ser julgada. No atendimento que faz das famílias dos servidores da instituição onde trabalha, a assistente social costuma direcionar sua intervenção para que a própria família resolva seus conflitos e mobilize ajuda dentro de sua rede de relacionamentos. Nessa situação, a forma como essa assistente social atua tende a ser mais eficiente que a de profissionais que assumem uma posição central na indicação de caminhos para resolver problemas de família.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética relacionada à intervenção do assistente social na família, seguida de uma assertiva a ser julgada. Sempre que Tânia desafia a mãe, esta grita com ela, Tânia chora e a mãe bate nela, tornando-a desafiadora. Nessa situação, do ponto de vista sistêmico, o comportamento de Tânia pode ser explicado como uma ação individual que tem origem em sua personalidade.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética relacionada à intervenção do assistente social na família, seguida de uma assertiva a ser julgada. Júlia é criança e mora com os avós, os tios, a mãe, e sua irmã mais velha, que já está na universidade. Nessa situação, em famílias com essa diversidade de gerações, uma criança como Júlia, sujeita à autoridade de quem está por perto, corre o risco de receber mensagens obscuras e contraditórias que a confundem em relação à hierarquia e interferem na percepção do comportamento adequado.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética relacionada à intervenção do assistente social na família, seguida de uma assertiva a ser julgada. Roberto e Helena não consideram a opinião dos filhos em assuntos importantes e, mesmo quando eles entraram na adolescência, foi mantida a rigidez no cumprimento de horários, na divisão de tarefas domésticas e em condutas relacionadas à aparência pessoal, entre outras regras de convivência familiar. Nessa situação, a inflexibilidade dos padrões tende a minimizar os conflitos familiares.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética relacionada à intervenção do assistente social na família, seguida de uma assertiva a ser julgada. Ana e Pedro são casados há 10 anos. A avó de Ana é sua confidente e ambas se orgulham dessa proximidade. Lúcia e Bárbara, filhas do primeiro casamento de Ana, não são unidas a não ser para se opor ao padrasto ou à própria mãe. Nessa situação, a aliança entre Ana e Pedro não é considerada estável, na medida em que ela tem a avó como confidente e que as filhas se unem para contestar o casal.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis