241 Q66510
Serviço Social
Ano: 2009
Banca: Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS)

Com a disseminação nas instituições do planejamento estratégico e principalmente as dificuldades para sua avaliação é que se começou a olhar___________ como um instrumento metodológico, contribuindo para a resolução dos problemas sociais. Complete a lacuna.

242 Q66509
Serviço Social
Ano: 2009
Banca: Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS)

No planejamento existe uma fase onde se utiliza um instrumento de apoio para se verificar a correspondência do realizado com o planejado, em termos de meios, e de produtos e de desempenho técnico. Chamamos esta fase de:

243 Q66454
Serviço Social
Ano: 2009
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

São muitos os elementos que compõem a avaliação no ciclo das políticas e dos programas sociais. Existe também uma multiplicidade de formas e metodologias de avaliação, segundo o propósito dos estudos, a fase do ciclo e o enfoque adotado. Com relação às funções e formas básicas de avaliação, julgue os itens subsequentes.

I A avaliação de necessidade e situação está relacionada a formação de agenda, identificação de problemas, diagnóstico setorial ou geral sobre a política ou sobre os benefícios.

II A avaliação e monitoramento da implementação e produtos focaliza aspectos como recursos disponíveis, ações realizadas, processos desenvolvidos, participação de beneficiários e análise de implementação.

III A ava...

244 Q66452
Serviço Social
Ano: 2009
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

A condição de gestão plena do sistema municipal de assistência social depende do cumprimento de vários requisitos. Acerca dos instrumentos de comprovação de alguns dos referidos requisitos, julgue os itens a seguir.

I A instituição de CRAS no município implica realizar diagnóstico atualizado das áreas de vulnerabilidade e risco social e descrever localização, espaço físico, equipe técnica existente, área de abrangência e serviços de proteção social básica existente no território e proximidades.

II O atendimento aos beneficiários do benefício de prestação continuada (BPC) requer a manutenção de estrutura para recepção, identificação, encaminhamento, orientação e acompanhamento com equipe profissional de, pelo menos, um assistent...

245 Q66443
Serviço Social
Ano: 2009
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Enquanto processo racional, o planejamento se organiza por operações complexas e interligadas de reflexão, de decisão e de retomada de reflexão. Nesta dimensão de racionalidade, a análise desse processo identifica a

246 Q66441
Serviço Social
Ano: 2009
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

No planejamento de questões da área social, os problemas para a montagem de sistemas de avaliação encontram- se, entre outros aspectos,

247 Q66440
Serviço Social
Ano: 2009
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Programas de Apoio Sociofamiliar são essenciais à promoção do direito à convivência familiar e comunitária e constituem um dos pilares do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária. São características desses programas a

248 Q66438
Serviço Social
Ano: 2009
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

As exigências específicas para a estruturação dos serviços de proteção social da assistência social, bem como os fluxos entre a proteção básica e a proteção especial e as funções de vigilância e defesa social e institucional, trazem novos desafios e mais amplas responsabilidades para

249 Q66429
Serviço Social
Ano: 2009
Banca: Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)

O Planejamento, na perspectiva lógico-racional, refere-se ao processo permanente e metódico de abordagem racional e científica de questões que se colocam no mundo social. Nesse sentido, quais operações são fundamentais no processo de planejamento.

I. Decisão, Retomada de Decisão e Reflexão.

II. Ação, Retomada de Decisão e Reflexão.

III. Ação, Reflexão, Ação.

IV. Decisão, Ação, Retomada de Decisão e Reflexão.

250 Q66428
Serviço Social
Ano: 2009
Banca: Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)

Os critérios mais usuais de avaliação de uma ação planejada estão relacionados com a eficiência, a eficácia e a efetividade. Considere a resposta que materializa o conceito de eficiência.