Questões sobre Pesquisa em Serviço Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Pesquisa em Serviço Social

Acerca dos fundamentos, instrumentos e técnicas de pesquisa social, julgue o item a seguir.
Entre as técnicas de coleta de dados disponíveis nas ciências sociais, a entrevista é considerada uma das mais versáteis, sendo possível delinear seu tipo, conforme seu nível de estruturação. 

Ao abordar a sistematização da atividade profissional, Almeida (2006) afirma que ela deve ser tomada como um reconhecimento e, até mesmo, como uma incorporação ao cotidiano profissional da dimensão investigativa que o trabalho encerra. Para realizá-la, porém, o autor aponta alguns pressupostos, tais como:

"Processo de elaboração e sistematização de informação que implica conhecer e compreender os problemas e necessidades dentro de um determinado contexto, as suas causas e a evolução ao longo do tempo, assim como os fatores condicionantes e de risco e as suas tendências previsíveis; permitindo uma discriminação dos mesmos consoantes a sua importância, com vista ao estabelecimento de prioridades e estratégias de intervenção, de forma que se possa determinar de antemão o seu grau de viabilidade e eficácia, considerando tanto os meios disponíveis como as forças e atores sociais envolvidos nas mesmas". É CORRETO afirmar que esse processo dá-se o nome de:

#Questão 1073134 - Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, CESPE / CEBRASPE, 2022, DPE-RO, Analista da Defensoria Pública - Assistência Social

A elaboração do projeto de intervenção pode ser precedida por perguntas básicas, como “O quê?”, “Por quê?”, “Para Quem?”, “Como?”. Nesse sentido, a pergunta “Com que meios?” remete

#Questão 1073232 - Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, FUNDATEC, 2022, IPE Saúde, Analista de Gestão em Saúde - Serviço Social

Analise abaixo os trechos extraídos do artigo A atitude investigativa no trabalho do assistente social, de Cristina Kologeski Fraga:


I. Parte-se da premissa de que o exercício profissional do assistente social exige uma atitude investigativa constante para que não se torne meramente pragmática, sem intencionalidade e clareza de finalidade.

II. O Serviço Social é uma profissão investigativa e interventiva. Portanto, as análises de seus estudos e pesquisas precisam ser realizadas a partir de situações concretas e possuir utilidade social, interessando, portanto, o conhecimento realizado apenas com finalidade descritiva e contemplativa.

III. A postura investigativa é um suposto para a sistematização teórica e prática do exercício profissional, assim como para a definição de estratégias e o instrumental técnico que potencializam as formas de enfrentamento da desigualdade social.


Quais estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis