Questões sobre Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geral

#Questão 68945 - Serviço Social, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2016, INSS, Analista do Seguro Social

Acerca do serviço social como profissão, julgue os itens seguintes. No Brasil, a institucionalização do serviço social como profissão foi provocada pela progressiva intervenção de entidades religiosas no processo de regulação social, quando as manifestações da questão social foram alçadas a objeto de políticas sociais.

#Questão 68957 - Serviço Social, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2016, INSS, Analista do Seguro Social

Acerca do serviço social como profissão, julgue os itens seguintes. O serviço social emergiu como profissão no estágio neoliberal da sociedade capitalista, quando a questão social, por seu caráter de classe, demandou do Estado, além de mecanismos de intervenção econômica, também mecanismos de intervenção política e social.

A assistência social organiza-se pelos seguintes tipos de proteção: social básica e social especial. É correto afirmar que:

A Proteção Social constitui a garantia de inclusão a todos os cidadãos que encontram-se em situação de vulnerabilidade e/ou em situação de risco, inserindo-os na rede de Proteção Social local. A Proteção Social é hierarquizada em Básica e Especial. A Proteção Social Básica tem como objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e/ou fragilização de vínculos afetivos - relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras). São serviços da Proteção Social Básica, exceto:

O reconhecimento da questão social como objeto de intervenção profissional demanda uma atuação profissional em uma perspectiva totalizante, baseada na identificação dos determinantes sócioeconômicos e culturais das desigualdades sociais. As competências e atribuições dos/as assistentes sociais, na política de Assistência Social nessa perspectiva e com base na Lei de Regulamentação da Profissão, requisitam, do(a) profissional, diversas competências, estratégias e procedimentos específicos, com destaque para:

I - Realizar pesquisas para identificação das demandas e reconhecimento das situações de vida da população que subsidiem a formulação dos planos de Assistência Social;

II - Elaborar, executar e avaliar os planos municipais, estaduais e nacional de Assistência Social, buscando interlocução com as diversas áreas e políticas públicas, com especial destaque para as políticas de Seguridade Social;

III - Realizar estudos sistemáticos com a equipe dos CRAS e CREAS, na perspectiva de análise conjunta da realidade e planejamento coletivo das ações, o que supõe assegurar espaços de reunião e reflexão no âmbito das equipes multiprofissionais;

IV - Organizar os procedimentos e realizar atendimentos individuais e/ou coletivos nos CRAS;

V - Realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre acesso e implementação da política de Assistência Social.

É correto afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis