Questões sobre A questão social e o surgimento das políticas sociais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre A questão social e o surgimento das políticas sociais

Ao tratar do Estado e da questão social no capitalismo dos monopólios, José Paulo Netto (2001) afirma:

I. é somente no estágio monopolista do capitalismo que a questão social é alvo de uma intervenção contínua e sistemática do Estado mediante políticas sociais;

II. a questão social se põe como objeto de intervenção do Estado, no capitalismo concorrencial, de maneira planejada, para assistir aos trabalhadores em situação de risco social e pessoal;

III. no capitalismo monopolista, é somente o exército industrial de reserva que deve ser objeto de políticas sociais públicas;

IV. tudo que se articula às questões internas e externas para produção capitalista monopolista, está relacionado às funções econômicas e políticas do Estado burguês, incluindo as políticas sociais.

Dos itens, verifica-se que estão corretos

Acerca da questão social, segundo a perspectiva histórico-crítica, analise as afirmativas a seguir.

I. A expressão começa a ser utilizada no século XX para explicar o fenômeno do pauperismo.

II. A intervenção estatal confronta-se com a questão social, fragmentando-a e recortando-a como problemáticas particulares.

III. A partir da concretização de possibilidades econômico-sociais e políticas segregadas na ordem do capital concorrencial, a questão social se põe como algo de “políticas sociais”.

IV. Para os pensadores laicos, as manifestações imediatas da questão social são vistas como o desdobramento da sociedade moderna, de características inelimináveis de toda e qualquer ordem social.

Estão corretas apenas as afirmativas

Em sua gênese, o Serviço Social brasileiro teve como pilares:

Yazbek (2001) refere-se ao “tempo miúdo do trabalho cotidiano” para explicitar que a questão social está presente nas diversas situações que chegam ao profissional como necessidades e demandas. Para a autora, a questão social deve ser compreendida como

A política social no neoliberalismo tem como marcas:

I. as relações de classe e conflito social, englobando uma teoria econômica, uma sociológica, um método filosófico e uma visão revolucionária da mudança social.

II. liberação e flexibilização do mercado; redistribuição da renda em favor do lucro; desoneração dos governos com a proteção social e adoção de políticas monetárias como reguladoras do equilíbrio.

III. medidas estatais universalizantes para as políticas sociais, pois cabe ao Estado intervir integralmente no enfrentamento da questão social.

Está correto o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis