Questões de Serviço Social do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social do ano 2018

Leia o texto e marque a alternativa que completa a lacuna do mesmo. O primeiro aspecto, por demais conhecido no Serviço Social, é a sua relação com o ideário católico na gênese do Serviço Social brasileiro, no contexto de expansão de secularização do mundo capitalista. Relação que vai imprimir à profissão caráter de apostolado fundado em uma abordagem da “questão social” como problema moral e religioso e numa intervenção que prioriza a formação da família e do indivíduo para solução dos problemas e atendimento de suas necessidades materiais, morais e sociais. Considerando só desdobramentos dos pressupostos teóricos apresentados, é incorreto afirmar que: __________________________________________________________________________________________. (Fonte: YAZBEK, Maria Carmelita. Os fundamentos históricos e teórico metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade Disponível em: http://cressrn.org.br/files/arquivos/ZxJ9du2bNS66joo4oU0y.pdf. Acessado em 04/02/2018).

Leia o texto a seguir: O Serviço Social, como qualquer outra profissão liberal existente numa sociedade com modo de produção capitalista, está intrínseca a divisão sócio técnica do trabalho, e, por isso deve compreender as relações sociais estabelecidas neste formato de sociedade, imprimindo na sua ação/reflexão profissional possibilidades de uma práxis social. Tal práxis não é apenas a junção teoria e prática, ela deve estar voltada à transformação de um processo, seja ela na perspectiva da matéria, da consciência ou da prática. A práxis social não se constrói sem mediações, sem entendimento das dimensões da instrumentalidade e suas categorias. Uma das categorias é o “trabalho” responsável pela transformação do homem e da sociedade. Com relação a essa categoria, analise as afirmativas que seguem:

I- O trabalho é a categoria ontológica do ser social. Através do trabalho, o homem transforma a natureza transformando a si mesmo, essa categoria é o único processo possível de impulsionar a humanidade a atingir patamares crescentes de civilidade e sociabilidade.

II- No processo de trabalho humano, a consciência tem participação passiva, uma vez que elabora finalidades e produz conhecimentos.

III- Nesta ótica, o trabalho cria bases para satisfação das necessidades humanas. Todos os objetos que nos cercam são construtos humanos, não de forma imediata, mas a partir da teleologia, de aproximações sucessivas, e nexos causais com a natureza que se pretende transformar.

IV- A particularidade está dada na gestão e administração dos serviços para a reprodução da força de trabalho, e que conferem uma direção à reprodução do controle e da ideologia da classe trabalhadora.

V- No processo de trabalho, a atividade do homem opera uma transformação, subordinada a um determinado fim, no objeto sobre que atua por meio do instrumental de trabalho. (Fonte: COSTA, Doriva; LAVORATTI, Cleide. Instrumentos técnico-operativos no Serviço Social: um debate necessário. 2016. p.39).

É correto afirmar que:

É imprescindível que a linguagem utilizada nos relatórios e prontuários seja a mais clara, objetiva e técnica possível, tendo em vista que a documentação profissional também retrata a competência teóricometodológica e técnico-operacional do Serviço Social, e pode subsidiar decisões institucionais e de outros profissionais. Nesse sentido, também são imprescindíveis duas técnicas, as quais direcionam para a escrita do relatório. (Fonte: Instrumentos técnico-operativos no Serviço Social: um debate necessário/ Cleide Lavoratti; Dorival Costa (Org.). 2016. p.83).

Assinale a alternativa que corresponde corretamente a essas técnicas.

A entrevista é um instrumento de trabalho utilizado amplamente por diferentes profissões e com finalidades diversas. O Serviço Social brasileiro trabalha com a entrevista desde a sua origem como profissão, tendo em vista que essa se configura como um instrumental técnico-operativo fundamental no trabalho do assistente social. Assim, analise as afirmativas que seguem:

I- Na perspectiva tradicional, a preocupação era com a forma como a entrevista era desenvolvida, com as técnicas utilizadas, com a relação interpessoal estabelecida entre assistente social e “cliente”.

II- A entrevista é sempre uma relação face-a-face entre duas ou mais pessoas, sendo que a diferenciação em seu uso é dada pela maneira e a intenção de quem a pratica, mas reconhecendo que é uma relação de distância e envolvimento, conhecimento e ação, pensamento e realidade, interação e conflito, mudar e ser mudado.

III- A entrevista é um instrumental técnico-operativo que permite realizar uma escuta qualificada e estabelecer uma relação dialógica intencional com o usuário.

IV- É através do diálogo que o movimento de ação-reflexão-ação propicia aos envolvidos (assistente social e usuário) o desenvolvimento de um processo de análise crítica da situação, desencadeada a partir da fala do usuário.

V- A entrevista constitui-se em um processo de diálogo entre o assistente social e os seus usuários, com o objetivo de intervir na realidade social.

É correto afirmar que:

O Desenvolvimento Comunitário é uma área de estudos emergente e proporciona uma formação multidisciplinar nas ciências sociais e humanas. Em relação ao Desenvolvimento comunitário, é incorreto afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis