Questões de Serviço Social do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social do ano 2007

Acerca do planejamento estratégico é correto afirmar que ele

A literatura atual de avaliação de programas sociais dá ênfase ao potencial transformador dos indicadores. Para a análise de programas sociais um bom sistema de indicadores deve

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

O planejamento, dentro do leque de conhecimentos profissionais do Serviço Social, ocupa um lugar de destaque, dada a sua necessidade de orientação racional da ação profissional. Quanto às distintas formas que assume o planejamento social nas organizações sociais se pode afirmar que o:

1- planejamento normativo imperou na história do planejamento brasileiro, a ponto de inspirar os famosos Planos Nacionais de Desenvolvimento (PND?s) do período militar. Sua principal característica se afirma na racionalidade da ação eficiente.

2- planejamento estratégico, diferentemente do planejamento normativo ou tradicional, se assenta no paradigma da focalização do poder decisório nas mãos dos mais competentes, a bem do interesse público.

3- planejamento estratégico tem como perspectiva central o envolvimento dos diferentes atores sociais no debate dos cenários futuros desejados, portanto, numa perspectiva democrática.

4- planejamento normativo trabalha com a noção de diagnóstico social, enquanto o estratégico propõe sua superação, tornando supérfluo o conhecimento da realidade e afirmando, principalmente, os cenários futuros.

O correto está somente em:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

No processo de avaliação de políticas, programas sociais, os indicadores relativos à eficácia, eficiência e efetividade são fundamentais. Assim, conceitualmente eles significam:

1- A avaliação da efetividade refere-se ao estudo do impacto do planejado sobre a situação e a adequação dos objetivos definidos para o atendimento da problemática, objeto da intervenção.

2- A eficácia é analisada a partir do estudo da adequação da ação ao alcance dos objetivos e das metas previstas no planejamento, observando-se cuidadosamente a relação custo-benefício.

3- A avaliação da eficiência incide diretamente sobre a ação desenvolvida. Tem por objetivo reestruturar a ação para obter, ao menor custo e ao menor esforço, melhores resultados. Deve ser necessariamente crítica, estabelecendo juízos de valor sobre o desempenho e os resultados que o mesmo propicia.

4- A avaliação da efetividade apóia-se, exclusivamente, em dados extraídos da realidade pela própria organização, para evitar interferências externas.

Estão corretas as afirmativas:

Vários são os modelos definidores de avaliação das Políticas Sociais, sendo de significativa referência os que se voltam para a avaliação de indicadores que enfocam mudanças nas condições sociais. Assinale o mais adequado a essa assertiva:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis