Questões de Segurança e Saúde no Trabalho da CONESUL

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho da CONESUL

As atividades e operações insalubres estão regulamentadas na Norma Regulamentadora NR.15, e seus anexos. Considerando o Anexo nº11, que trata dos agentes químicos cuja insalubridade é caracterizada por limite de tolerância e inspeção no local de trabalho, podese afirmar que

As técnicas de controle do ruído vão-se aperfeiçoando e derrubando o mito de que este risco e suas conseqüências são inerentes a certas ocupações. Não existem regras básicas que indiquem exatamente quais as medidas de controle que irão solucionar um determinado problema de ruído. Existem princípios gerais de controle cuja aplicação, com sucesso, em cada problema particular de ruído, depende de muita engenhosidade e conhecimento detalhado do processo industrial em questão. A fase de controle do ruído compreende medidas aplicáveis: na fonte, na trajetória e no trabalhador. As medidas de controle do ruído na fonte são muitas. As alternativas seguintes apresentam 4 (quatro) delas que contém medidas de controle do ruído na fonte.

Assinale a alternativa incorreta.

A prática tem demonstrado a efetividade de uma série de medidas que, em conjunto ou individualmente, podem ser de serventia na redução dos riscos a que estão expostos os t rabalhadores. Podem ser separadas em duas classes distintas: medidas relativas ao ambiente, nas quais o controle dos agentes é feito nas fontes (máquinas, processos, produtos e operações) e na trajetória desses agentes até o trabalhador e medidas relativas ao trabalhador, que é o receptor involuntário desses agentes. Das alternativas seguintes somente uma não é uma medida de controle relativa ao ambiente.

Assinale-a.

Uma avaliação quantitativa de um ambiente de trabalho é o ponto de partida para planejar as medidas de controle, que poderão ser adotadas e, desta forma, eliminar ou minimizar os riscos presentes. Quando se trata de avaliar quantitativamente um problema de aerodispersóides, ele se torna bastante difícil, em virtude das variáveis existentes a considerar. Das alternativas seguintes apenas uma não está arrolada nas variáveis a serem consideradas para fins de avaliação quantitativa de aerodispersóides.

Assinale a alternativa incorreta.

Monotonia é a reação do organismo a um ambiente uniforme, pobre em estímulos ou com pouca variação de excitações. Os sintomas mais indicativos da monotonia são uma sensação de fadiga, sonolência, morosidade e uma diminuição da atenção. As operações repetitivas na indústrias e o tráfego rotineiro são condições propícias à monotonia. Fadiga é o efeito de um trabalho continuado, que provoca uma reação reversível da capacidade do organismo e uma degradação qualitativa deste trabalho. A fadiga é causada por um conjunto complexo de fatores, cujos efeitos são cumulativos. Entre os fatores psicológicos que provocam a fadiga está a monotonia. As medidas individuais da fadiga são difíceis, porque existem causas complexas que a provocam. Em geral prefere-se medir as conseqüências da fadiga que recaem em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis