Questões de Segurança e Saúde no Trabalho da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho da CESPE / CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca do programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA), conforme disposições da NR-9.

São exemplos de agentes físicos, químicos e biológicos que produzem riscos ambientais, respectivamente, as temperaturas extremas, as radiações não ionizantes e os bacilos.

As listas de verificação (checklists), instrumento usual de análise de postos de trabalho, fornecem uma visão grosseira e limitada das condições de trabalho, pois a análise limita-se somente ao que consta na lista.

Um poluente, ao entrar em contato com alguns elementos do meio, pode sofrer reações químicas que alterem seu estado inicial, tornando-o mais ou menos agressivo ao trabalhador.

No que se refere a gestão de segurança e saúde do trabalho e a prevenção e controle de perdas, julgue os itens subsecutivos.

Por meio da análise de árvore de falhas (AAF), conhecida como top-down, é possível analisar um evento de falha qualquer, buscando-se as origens da falha; por meio da análise de modos de falhas e eventos (AMFE), conhecida como bottom-up, por sua vez, é possível verificar como os componentes dos equipamentos falham, além de determinar os efeitos da falha.

No que se refere a gestão de segurança e saúde do trabalho e a prevenção e controle de perdas, julgue os itens subsecutivos.

Uma análise preliminar de risco (APR) consiste de uma análise detalhada do sistema, que pode ser qualitativa ou quantitativa, com foco em seus componentes, e que permite analisar as maneiras pelas quais um equipamento ou sistema pode falhar e os efeitos que poderão advir para o sistema, para o meio ambiente e para o próprio componente.

Considere que um engenheiro de segurança do trabalho tenha identificado, reconhecido, avaliado e monitorado, periódica e sistematicamente, no âmbito do PPRA, e atestado em laudo de insalubridade a existência de ruído (grave e contínuo) em doses superiores a 180% em determinado setor da empresa sob sua responsabilidade. A partir dessa situação, julgue os itens seguintes, referentes a responsabilização civil e penal.

No caso de condenação penal transitada em julgado por lesão corporal auditiva, o engenheiro, além de cumprir a pena à qual tiver sido condenado, deverá ressarcir ao patrão os valores pagos ao trabalhador reclamante a título de indenização, se assim exigir a empresa em ação civil regressiva.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis