Questões sobre Medicina do trabalho

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Medicina do trabalho

Sobre a saúde ocupacional e ambiental, analise os itens:


I- O ambiente de vida e trabalho influencia fortemente a ocorrência de doenças e de agravos à saúde.


II- Na saúde ocupacional, as lesões físicas dependem fortemente de fatores presentes no ambiente de trabalho ou de moradia, mas são pouco influenciadas por fatores comportamentais.


III- Muitos fatores ambientais produzem efeitos apenas após um longo período de exposição. Isso acontece com produtos químicos que se acumulam no organismo (por exemplo, cádmio) e outros agentes que tenham efeito cumulativo (por exemplo, radiação ou ruído).



De acordo com a análise, assinale a alternativa CORRETA. 

Leia a definição a seguir:


“Consiste na doença em que a atividade laboral é fator de risco desencadeante, contributivo ou agravante de um distúrbio latente ou de uma doença preestabelecida”.


Esta é a definição CORRETA de:

Sobre a saúde do trabalhador, analise os itens a seguir:

I- O trabalhador é sujeito das ações, participando das avaliações e das mudanças nos processos de organização do trabalho.
II- A epidemiologia volta-se para questões sanitárias que afetam de forma homogênea os trabalhadores, aumentando a prática de análises individuais.
III- Os agravos são determinados, principalmente, por macrocondicionantes sociais externos ao trabalho, que conformam as características do funcionamento do ambiente de trabalho.

Analisados os itens, assinale a alternativa CORRETA. 

O Ministério da Saúde, para evitar interpretações subjetivas díspares que podem comprometer a homogeneidade nacional dos sistema, considera, para notificação de Acidentes do Trabalho Fatais ou Graves, a necessidade da existência de pelo menos um dos seguintes critérios objetivos, para a definição dos casos de acidente de trabalho grave:
Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/06_0442_M.pd

O Limite de Tolerância, refere-se às concentrações de agentes químicos dispersos na atmosfera, e representa condições sob as quais supõem-se que quase todos os trabalhadores possam estar expostos dia após dia sem efeitos adversos à saúde. Dentro desse contexto da Toxicologia Ocupacional, os biomarcadores são indicadores biológicos de exposição, resposta (ou efeito) e susceptibilidade às substâncias. Entre os biomarcadores de susceptibilidade, está:
Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5790275/mod_resource/content/2/Toxicologia%20Ocupacional%20-%20pdf.pdf

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis