Questões de Segurança e Saúde no Trabalho do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho do ano 2025

As Diretrizes sobre Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, da Organização Internacional do Trabalho – FUNDACENTRO (2005), possui um Glossário de termos. A respeito do assunto, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Auditoria: Procedimento sistemático, independente e documentado para obter e avaliar objetivamente as evidências com a finalidade de determinar em que extensão os critérios estabelecidos são cumpridos. Não significa, necessariamente, uma auditoria externa independente (realizada por um ou mais auditores externos à organização).
( ) Monitoramento reativo: Atividades regulares que verificam se as medidas de prevenção e proteção contra fatores de risco (perigos) e riscos, bem como as disposições para a implementação dos sistemas de gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, estão de acordo com os critérios definidos.
( ) Risco: Combinação da probabilidade de que ocorra um evento perigoso com a severidade das lesões ou dos danos causados por esse evento à saúde das pessoas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

De acordo com a publicação Ergonomia – Projeto e Produção – 3ª edição revisada (2016), a “metodologia para análise ergonômica foi desenvolvida para avaliar o grau de fadiga, assumindo que os músculos mais fatigados têm o maior risco de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Os segmentos corporais, direito e esquerdo, são considerados grupos: pescoço, costas, braços/cotovelo, punho/mão/dedos, perna/joelho/tornozelo, pé/dedos. Cada grupo é avaliado por três fatores, em quatro níveis de esforço (leve, moderado, pesado, muito pesado) definidos no protocolo”. O texto refere-se ao Checklist de:

O Manual de Aposentadoria Especial, atualizado pelo Despacho Decisório nº 479/DIRSAT/INSS (2018), refere que, desde 1997, a exposição aos seguintes agentes ocupacionais NÃO gera tempo de serviço como especial (Aposentadoria Especial) para:

A publicação Toxicologia Ocupacional – FUNDACENTRO (2020) menciona que: não obstante ser complementar, o Monitoramento biológico da exposição ocupacional apresenta uma série de vantagens em relação ao monitoramento ambiental, entre as quais se pode citar a identificação de:

I. Exposição relativa em uma jornada de trabalho maior que a normal.
II. Absorção de uma substância através de várias vias de absorção e não apenas por inalação.
III. Exposição global decorrente de várias fontes de exposição, seja ocupacional, seja ambiental.

Quais estão corretas?

O Manual de Auxílio na Interpretação e Aplicação da NR 35 – Trabalho em Altura – Incluindo Anexos I e II e alteração do item 35.5, refere que o equipamento de proteção individual é um suporte corporal, tendo a função de reter o corpo do trabalhador. Para sistemas de retenção de queda, o suporte corporal deve ser um cinturão de segurança do tipo paraquedista. Referente ao assunto, analise a Figura 3 abaixo:

Q42.png (417×328)

Com base na Figura 3, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, os nomes dos elementos 4 e 5.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis