Questões de Segurança e Saúde no Trabalho do ano 2023

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Listagem de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho do ano 2023

Em relação à biossegurança e de acordo com a NR-5 (Norma Regulatória) do Ministério do Trabalho, podemos afirmar que o trabalho físico pesado, movimentos repetitivos, postura incorreta, tensões emocionais e jornadas longas de trabalho configuram risco ambiental do tipo: 

O trabalho é uma atividade que, por sua natureza, envolve pressões. É necessário cumprir prazos, apresentar resultados, prezar pelo atendimento a clientes etc. A essas pressões, somam-se os desgastes suscitados por um ambiente de trabalho inóspito, pode-se chegar a uma situação insustentável para muitos colaboradores. O resultado é a manifestação de sintomas físicos decorrentes de desgastes emocionais. Portanto, a manutenção de um ambiente com bons relacionamentos é fundamental para a saúde dos funcionários. Isso previne as consequências do estresse e reduz os índices de afastamento por licença médica.
(Disponível em: Ministério da Infraestrutura. https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assun tos/portal-da-estrategia/artigos-gestao-estra tegica/o-impacto-das-relacoes-interpessoai s-no-ambiente-de-trabalho. Adaptado.)

Assinale a opção que valorize a construção de um ambiente de trabalho e considere as relações humanas saudáveis:

Sobre Perícia em Saúde para Avaliação da Capacidade Laborativa, analise os itens a seguir:


I- É a expressão utilizada para habilitar o examinado a desempenhar as atividades inerentes ao cargo ou função autárquica. O indivíduo é considerado capaz para exercer uma determinada atividade ou ocupação quando reúne as condições morfopsicofisiológicas compatíveis com o seu pleno desempenho.


II- Considera-se como parcial o grau de incapacidade laborativa que permite o desempenho das atribuições do cargo ou função autárquica, sem risco de vida ou agravamento.


III- Considera-se invalidez quando o desempenho das atividades acarreta risco à vida do servidor, mas não de terceiros, o agravamento da sua doença, excetuando-se quando a produtividade do servidor não atender ao mínimo exigido para as atribuições do cargo ou função autárquica.



Ao analisar os itens, assinale a alternativa CORRETA.

Assinale a alternativa que traz atribuição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. 

Sobre Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, analise as alternativas classificando-as como verdadeira (V) ou falsa (F):


(__)Os membros da CIPA, eleitos e designados serão empossados no quinto dia útil após o término do mandato anterior.


(__)Cabe à organização convocar os membros para as reuniões; e coordenar as reuniões, encaminhando à organização e ao SESMT, quando houver, as decisões da comissão.


(__)As organizações e os órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como os órgãos dos Poderes Legislativo, Judiciário e Ministério Público, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, devem constituir e manter CIPA.



De acordo com a classificação dos itens acima, assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA.

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