Questões de Segurança da Informação da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Segurança da Informação da Instituto Consulplan

Sobre as mídias de armazenamento de backups, assinale a afirmativa INCORRETA.

Considere responsável pela segurança da informação do Ministério Público da Bahia. O termo “segurança” abarca as políticas, os procedimentos e as medidas técnicas empregadas para impedir acesso não autorizado, alteração, roubo ou danos físicos a sistemas de informação. Sabemos que as vulnerabilidades estão presentes a cada acesso, aplicação ou troca de informações. A figura a ilustra as ameaças mais comuns contra sistemas de informação contemporâneos:

Imagem associada para resolução da questão
Vulnerabilidades e desafios de segurança contemporâneos.
(Laudon, 2023, p. 295.)

Considerando tais ameaças, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Worms: são programas de computador independentes que se copiam de um computador para outros em uma rede.
( ) SQL injection: tiram proveito das vulnerabilidades nas aplicações da web mal codificadas para introduzir código de programa malicioso nos sistemas e redes corporativos.
( ) Ransomware: tenta extorquir dinheiro dos usuários; para isso, assume o controle de computadores, bloqueando o acesso a arquivos ou exibindo mensagens pop-up incômodas.
( ) Spoofing: é um tipo de programa espião que monitora as informações transmitidas por uma rede
( ) Sniffer: ocorre quando alguém finge ser um contato ou uma marca em quem você confia para acessar informações pessoais sensíveis. Também pode envolver o redirecionamento de um link para um endereço diferente do desejado, estando o site espúrio “disfarçado” como o destino pretendido.

A sequência está correta em

O Analista de Sistemas é responsável por avaliar as rotinas de segurança e recuperação dos arquivos dos sistemas. Considerando que o backup é um exemplo de um item fundamental na tecnologia da informação, sendo necessário para a restauração dos dados em casos de problemas, bugs ou danificação da informação original, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Backup: podem ser executados para abordar necessidades de recuperação de desastres. As cópias de backup são usadas para restaurar dados em um local alternativo, quando o local principal está incapacitado em virtude de um desastre.
( ) Granularidade do backup: depende das necessidades da empresa e dos RTO/RPO requeridos. Com base na granularidade, os backups podem ser classificados como completos, cumulativos e incrementais.
( ) RTO: define o limite tolerável de perda de dados para uma empresa e especifica o intervalo de tempo entre dois backups, ou seja, determina a frequência dos backups.
( ) Backup dinâmico e backup estático: são os dois métodos implantados para backup. A diferença entre eles é que durante o backup estático, o banco de dados fica inacessível para os usuários.

A sequência está correta em 

A gestão da segurança da informação é gerenciada de acordo com quatro funções ou processos denominados como planejamento; organização; direção; e, controle. Considerando as funções ou os processos da gestão da segurança da informação, assinale a afirmativa INCORRETA.

#Questão 955139 - Segurança da Informação, Criptografia, Instituto Consulplan, 2023, MPE-BA, Analista Técnico – Análise de Sistemas

Criptografia é “codificar dados de modo que só possam ser decodificados por indivíduos específicos”. Encriptar e decriptar dados é um criptossistema que, normalmente, envolve um algoritmo, conhecido como cifra, e combina os dados originais, conhecidos como texto claro, com uma ou mais chaves. Uma chave é uma sequência de números ou caracteres conhecidos apenas pelo emissor e/ou destinatário. A mensagem secreta é texto cifrado.
(KIM e SOLOMON, 2014, p. 214.)


Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Criptografia: cumpre quatro objetivos de segurança: confidencialidade; integridade; autenticação; e, usabilidade.
II. Criptografia de chave assimétrica: usa uma cifra com duas chaves separadas – uma para encriptação e outra para decriptação.
III. Assinatura digital: vincula uma mensagem ou dados a uma entidade específica. Pode ser também uma imagem de uma assinatura reproduzida eletronicamente.
IV. Infraestrutura de chave pública: é um conjunto de hardware, software, pessoas, políticas e procedimentos necessários para criar; gerenciar; distribuir; usar; armazenar; e, revogar certificados digitais.

Está correto que se afirma apenas em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis