Questões de Secretariado da FUNDATEC

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Listagem de Questões de Secretariado da FUNDATEC

#Questão 1069436 - Secretariado, , FUNDATEC, 2022, IPE Saúde, Analista de Gestão em Saúde - Secretariado Executivo

Conforme Robbins (2005), pesquisadores estudam o fenômeno da liderança há décadas, visto que prever o sucesso da liderança é muito mais complexo do que identificar alguns poucos traços ou comportamentos preferenciais. Nesse aspecto, algumas abordagens para a identificação de variáveis situacionais básicas receberam amplo reconhecimento ao longo dos anos. Robbins cita cinco dessas variáveis, sobre elas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Modelo de Fiedler.

2. Teoria situacional de Hersey e Blanchard.

3. Teoria da troca entre líder e liderados.

4. Modelo de meta e caminho.

5. Modelo de participação e liderança.


Coluna 2

( ) Argumenta que, por causa das pressões do tempo, os líderes estabelecem um relacionamento especial com um pequeno grupo de seus liderados. Esses indivíduos constituem o "grupo de dentro" — têm toda a confiança, recebem uma parcela desproporcional de atenção do líder e costumam ser alvo de privilégios especiais. Os demais membros formam o "grupo de fora". Recebem menos tempo do líder, menos recompensas controladas por ele e seu relacionamento se baseia nas interações formais de autoridade.

( ) Possui ênfase nos liderados, no que se refere à eficácia da liderança. Reflete a realidade de que são os liderados que aceitam, ou não, um líder. Independentemente do que o líder fizer, a eficácia depende das ações de seus liderados. Percebe a relação líder-liderados de maneira análoga àquela existente entre pais e filhos. Da mesma forma que os pais devem reduzir o controle sobre os filhos quando estes se tornam mais maduros e responsáveis, o mesmo deve ser feito pelo líder.

( ) É função do líder ajudar os subordinados no alcance de suas metas, fornecendo orientação e/ou apoio necessário para assegurar que tais metas sejam compatíveis com os objetivos da organização. Os líderes eficazes abrem os caminhos para ajudar seus liderados a atingirem seus objetivos, tornando a jornada mais fácil ao reduzir os seus obstáculos.

( ) As estruturas de tarefas possuíam demandas diferentes para as atividades rotineiras e as não rotineiras. O comportamento do líder deve se ajustar à estrutura da tarefa. Considera doze variáveis contingenciais, oito tipos de problema e cinco estilos de liderança, antes de selecionar o processo decisório mais adequado a um determinado problema.

( ) Propõe que a eficácia do desempenho do grupo depende da adequação entre o estilo do líder e o grau de controle que a situação lhe proporciona. Um fator essencial para o sucesso é o estilo de liderança do indivíduo.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

#Questão 1069437 - Secretariado, , FUNDATEC, 2022, IPE Saúde, Analista de Gestão em Saúde - Secretariado Executivo

O conceito de Inteligência Emocional, difundido por Daniel Goleman, em 1995, é foco de pesquisas desde o início da década de 1990, com a publicação de artigos por Peter Salovey e John Mayer. De acordo com Goleman (2011), esses autores propuseram uma definição elaborada de Inteligência Emocional, na qual são domínios principais, EXCETO: 

#Questão 1069438 - Secretariado, , FUNDATEC, 2022, IPE Saúde, Analista de Gestão em Saúde - Secretariado Executivo

De acordo com Neiva e D’Elia (2014), o profissional de secretariado atua ao lado do poder decisório e em posição estratégica nas organizações, portanto, constitui-se como uma das linhas de frente para atender ao cliente. Sobre o atendimento ao cliente, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Há três tipos de atitudes no atendimento: ativas, reativas e proativas.

( ) No momento do atendimento, caso não saiba a informação, o secretário deve fornecer informações vagas para não deixar o cliente sem resposta.

( ) É importante que o secretário se coloque no lugar do cliente, dispondo de sensibilidade e empatia para compreendê-lo.

( ) Os clientes internos são todos os clientes atendidos pela empresa, aqueles que consomem o produto/serviço da organização.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

#Questão 1069441 - Secretariado, , FUNDATEC, 2022, IPE Saúde, Analista de Gestão em Saúde - Secretariado Executivo

Por muito tempo, uma dupla preocupação se manifestou nas organizações: melhorar a eficiência do trabalho humano por um lado, e por outro, diminuir o sofrimento do homem no trabalho e prevenir os riscos à sua saúde. Nesse sentido, surgiu o termo ergonomia, que consiste em uma disciplina orientada para uma abordagem sistêmica de todos os aspectos da atividade humana. De acordo com Araújo, Leite e Oliveira (2021), a Ergonomia é dividida em áreas de especialização. Assinale a alternativa que contém essas áreas. 

#Questão 1069439 - Secretariado, , FUNDATEC, 2022, IPE Saúde, Analista de Gestão em Saúde - Secretariado Executivo

No dia a dia da gestão empresarial, são utilizados termos jargões, cada vez mais padronizados, tanto nos corredores das empresas quanto nas reuniões; em particular, nota-se um aumento acentuado de termos de origem inglesa. Nesse aspecto, o Dicionário “Corporativês” tem valor destacado na comunicação executiva, oral e escrita. Visto que, por vezes, expressar um conceito complexo em uma palavra que está sendo usada amplamente resolve muitos casos de tomada de decisão e de ação assertiva. Nesse aspecto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os significados dos termos. 


Coluna 1

1. Benchmarking.

2. Commodity.

3. Design Thinking.

4. Stakeholders.

5. Follow-up.


Coluna 2

( ) Prosseguimento a uma discussão ou debate, retomando temas para atingir soluções. Também pode significar revisão das tarefas que foram geradas após uma reunião ou auditoria, quando os prazos para realização se esgotaram.

( ) Parâmetros de excelência. Processo sistemático e contínuo de medida e comparação das práticas de uma organização com as das melhores empresas.

( ) Abordagem que facilita pensar e atuar “fora da caixa”, bem como utilizar a criatividade de forma colaborativa para gerar ideias (criatividade) e implantar ideias (inovação) a partir das necessidades reais dos stakeholders.

( ) Produto primário, geralmente com grande participação no comércio internacional.

( ) Partes ou grupos que estão diretamente interessadas na atividade da empresa: acionistas, governo, clientes, funcionários, fornecedores e sociedade.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

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