Questões de Secretariado

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Listagem de Questões de Secretariado

#Questão 1069436 - Secretariado, , FUNDATEC, 2022, IPE Saúde, Analista de Gestão em Saúde - Secretariado Executivo

Conforme Robbins (2005), pesquisadores estudam o fenômeno da liderança há décadas, visto que prever o sucesso da liderança é muito mais complexo do que identificar alguns poucos traços ou comportamentos preferenciais. Nesse aspecto, algumas abordagens para a identificação de variáveis situacionais básicas receberam amplo reconhecimento ao longo dos anos. Robbins cita cinco dessas variáveis, sobre elas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Modelo de Fiedler.

2. Teoria situacional de Hersey e Blanchard.

3. Teoria da troca entre líder e liderados.

4. Modelo de meta e caminho.

5. Modelo de participação e liderança.


Coluna 2

( ) Argumenta que, por causa das pressões do tempo, os líderes estabelecem um relacionamento especial com um pequeno grupo de seus liderados. Esses indivíduos constituem o "grupo de dentro" — têm toda a confiança, recebem uma parcela desproporcional de atenção do líder e costumam ser alvo de privilégios especiais. Os demais membros formam o "grupo de fora". Recebem menos tempo do líder, menos recompensas controladas por ele e seu relacionamento se baseia nas interações formais de autoridade.

( ) Possui ênfase nos liderados, no que se refere à eficácia da liderança. Reflete a realidade de que são os liderados que aceitam, ou não, um líder. Independentemente do que o líder fizer, a eficácia depende das ações de seus liderados. Percebe a relação líder-liderados de maneira análoga àquela existente entre pais e filhos. Da mesma forma que os pais devem reduzir o controle sobre os filhos quando estes se tornam mais maduros e responsáveis, o mesmo deve ser feito pelo líder.

( ) É função do líder ajudar os subordinados no alcance de suas metas, fornecendo orientação e/ou apoio necessário para assegurar que tais metas sejam compatíveis com os objetivos da organização. Os líderes eficazes abrem os caminhos para ajudar seus liderados a atingirem seus objetivos, tornando a jornada mais fácil ao reduzir os seus obstáculos.

( ) As estruturas de tarefas possuíam demandas diferentes para as atividades rotineiras e as não rotineiras. O comportamento do líder deve se ajustar à estrutura da tarefa. Considera doze variáveis contingenciais, oito tipos de problema e cinco estilos de liderança, antes de selecionar o processo decisório mais adequado a um determinado problema.

( ) Propõe que a eficácia do desempenho do grupo depende da adequação entre o estilo do líder e o grau de controle que a situação lhe proporciona. Um fator essencial para o sucesso é o estilo de liderança do indivíduo.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

#Questão 1069441 - Secretariado, , FUNDATEC, 2022, IPE Saúde, Analista de Gestão em Saúde - Secretariado Executivo

Por muito tempo, uma dupla preocupação se manifestou nas organizações: melhorar a eficiência do trabalho humano por um lado, e por outro, diminuir o sofrimento do homem no trabalho e prevenir os riscos à sua saúde. Nesse sentido, surgiu o termo ergonomia, que consiste em uma disciplina orientada para uma abordagem sistêmica de todos os aspectos da atividade humana. De acordo com Araújo, Leite e Oliveira (2021), a Ergonomia é dividida em áreas de especialização. Assinale a alternativa que contém essas áreas. 

#Questão 1069439 - Secretariado, , FUNDATEC, 2022, IPE Saúde, Analista de Gestão em Saúde - Secretariado Executivo

No dia a dia da gestão empresarial, são utilizados termos jargões, cada vez mais padronizados, tanto nos corredores das empresas quanto nas reuniões; em particular, nota-se um aumento acentuado de termos de origem inglesa. Nesse aspecto, o Dicionário “Corporativês” tem valor destacado na comunicação executiva, oral e escrita. Visto que, por vezes, expressar um conceito complexo em uma palavra que está sendo usada amplamente resolve muitos casos de tomada de decisão e de ação assertiva. Nesse aspecto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os significados dos termos. 


Coluna 1

1. Benchmarking.

2. Commodity.

3. Design Thinking.

4. Stakeholders.

5. Follow-up.


Coluna 2

( ) Prosseguimento a uma discussão ou debate, retomando temas para atingir soluções. Também pode significar revisão das tarefas que foram geradas após uma reunião ou auditoria, quando os prazos para realização se esgotaram.

( ) Parâmetros de excelência. Processo sistemático e contínuo de medida e comparação das práticas de uma organização com as das melhores empresas.

( ) Abordagem que facilita pensar e atuar “fora da caixa”, bem como utilizar a criatividade de forma colaborativa para gerar ideias (criatividade) e implantar ideias (inovação) a partir das necessidades reais dos stakeholders.

( ) Produto primário, geralmente com grande participação no comércio internacional.

( ) Partes ou grupos que estão diretamente interessadas na atividade da empresa: acionistas, governo, clientes, funcionários, fornecedores e sociedade.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

#Questão 1069443 - Secretariado, , FUNDATEC, 2022, IPE Saúde, Analista de Gestão em Saúde - Secretariado Executivo

No evento de inauguração do novo prédio do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul, a secretária executiva ficou responsável pela disposição das bandeiras no dia do evento. Considerando que estavam presentes as seguintes autoridades: o governador do estado do Rio Grande do Sul (RS), o governador do estado de Santa Catarina (SC), o governador do estado do Paraná (PR), o prefeito da cidade de Porto Alegre e o secretário de finanças do município de Porto Alegre (ordem de criação dos Estados: PR = 20º / RS = 10º / SC = 16º). Esquematize a posição das bandeiras utilizando o modelo abaixo:


Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa que contém a correta disposição, conforme regras de precedência.

#Questão 1069440 - Secretariado, , FUNDATEC, 2022, IPE Saúde, Analista de Gestão em Saúde - Secretariado Executivo

“Mudar de profissão não é igual receita de bolo. Não existem regras mágicas para obter o doce perfeito, mas delinear os passos básicos pode ajudar. Primeiro, faça uma autoavaliação. “Você precisa ser muito realista e entender exatamente o que está incomodando na carreira. É a rotina? Os resultados alcançados? A decisão profissional foi errada? Se você não tiver clareza sobre isso vai entrar em um círculo vicioso em busca da tal realização pessoal” [...] Aproveite essas atividades para formar uma rede de networking. Conhecer gente da nova área é fundamental: as pessoas precisam saber que você está a fim e aberto para oportunidades”. Revista Você S/A, artigo publicado em 10/12/2021. Fonte: https://vocesa.abril.com.br/carreira/transicao-de-carreira-veja-como-conquistar-o-emprego-dos-sonhos/. O excerto do artigo acima menciona algumas dicas do que fazer para que uma possível transição na carreira seja mais suave. Nesse contexto, menciona-se o networking como ferramenta importante nesse processo. Acerca do networking, analise as assertivas abaixo:


I. Networking significa construir uma boa rede de relacionamentos, geralmente em sua área de atuação.

II. Você deve evitar atitudes que deem a impressão de que está em contato apenas, pois precisa do emprego.

III. O ideal é iniciar o networking com quem você tem mais proximidade, para depois aumentar a rede.


Quais estão corretas?

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