Questões de Saúde Pública da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Saúde Pública da FUNDATEC

O controle de doenças no âmbito das coletividades é um dos objetivos das investigações epidemiológicas em que são identificados os agentes etiológicos das doenças, aqueles organismos que as causam, também chamados de patógenos. A partir do conhecimento das causas das doenças, é possível desenvolver estratégias de controle, seja por meio de vacinação ou de tratamento. Neste sentido, assinale a alternativa que cita doenças NÃO preveníveis através de vacinação disponível à população brasileira, até o momento.

Oropouche é uma doença causada por um vírus transmitido por artrópodes, isolado pela primeira vez no Brasil em 1960, a partir de uma amostra de sangue do bicho-preguiça. A transmissão ocorre principalmente através de insetos que picam pessoas ou animais infectados, e os ciclos de transmissão da doença são silvestres e urbanos. O Oropouche, por ser uma doença viral causada por artrópodes, também é considerada uma:

As doenças e agravos não transmissíveis representam a maior causa de morbimortalidade no Brasil. A população acompanhada na Atenção Básica apresenta Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), que são aquelas que não passam de pessoa para pessoa e demandam uso de medicações contínuas e adequação de hábitos de vida por toda a vida ou por longo período. Assinale a alternativa que apresenta corretamente algumas das DCNT mais prevalentes na população assistida na Atenção Básica.

Segundo a Política Nacional de Atenção Básica, o Agente Comunitário de Saúde (ACS) e o Agente de Combate às Endemias (ACE) devem ter atividades integradas no âmbito da ____________ e da _____________, com objetivos de identificar problemas de saúde nos territórios e orientar a comunidade acerca dos sintomas de doenças bem como riscos e agentes transmissores das mesmas.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

A Atenção Básica, ou Atenção Primária em Saúde, visa promover a saúde, prevenir doenças, tratar e reabilitar mediante ações individuais ou coletivas. No sentido de ampliar o acesso, existem equipes direcionadas às populações específicas. Segundo a Política Nacional de Atenção Básica, são tipologias de Equipes da Atenção Primária em Saúde, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis