Questões sobre Epidemiologia e Saúde Coletiva

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Epidemiologia e Saúde Coletiva

Saneamento básico de saúde é um dos aspectos relevantes no controle de doenças e manutenção da saúde individual e coletiva. Neste contexto, pode-se afirmar que:


I. A utilização de água tratada oferece risco à saúde individual e/ou coletiva.

II. Ausência de sistema de esgoto ou esgoto ao céu aberto coloca em risco somente a saúde coletiva.

III. A proliferação de vetores está relacionada entre outros fatores a ausência individual de cuidados de higiene na própria residência, como água parada e entulhos.

De acordo com as características epidemiológicas, as doenças podem ser classificadas através das suas formas de disseminação. Sobre as formas de disseminação, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:
( ) Uma das formas de disseminação é através da propagação de pessoa a pessoa, um exemplo é o HIV que se propaga via oral-anal, genital. ( ) As infecções alimentares como aquelas transmitidas pela água, são exemplos de doenças transmitidas por meio de veículo comum. ( ) Outra forma de disseminação das doenças é através das portas de entradas que, no ser humano, temos como exemplo o trato respiratório (tuberculose) e o gastrintestinal (cólera).

Sobre as medidas de saúde e doença utilizadas em epidemiologia, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas, em seguida, marque a alternativa correta:
( ) A taxa de morbidade é a medida de frequência de doenças operacionalizadas por duas taxas, a de prevalência e a de incidência. ( ) A taxa de mortalidade no Brasil são publicadas, no Brasil, pelo Ministério da Saúde. ( ) A fonte de dados utilizados para cálculo das estatísticas de mortalidade é o atestado de óbito. ( ) A taxa de incidência é definida pelo número de pessoas afetadas por uma determinada doença de uma dada população, em um tempo específico dividido pelo número de pessoas da população naquele mesmo período.

As medidas preventivas são conceitos epidemiológicos que tem aplicações práticas nos métodos de prevenção e controle de doenças. Sobre elas, assinale a alternativa correta:

#Questão 898160 - Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, EDUCA, 2020, Prefeitura de Cachoeira dos Índios - PB, Provas: Assistente Social Psicólogo Médico PSF Nutricionista Enfermeiro Policlínico

A Portaria do Ministério da Saúde (MS) nº 204/2016 define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública em todo o território nacional.


Com no que está assegurado nessa Portaria, examine as afirmações a seguir:


I. Notificação compulsória é uma comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada por: médicos e profissionais de saúde que atuam em serviços públicos, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, podendo ser de notificação imediata ou semanal.

II. O agravo se refere a qualquer dano à integridade física do indivíduo, provocado por circunstâncias nocivas, tais como acidentes, intoxicações por substâncias químicas, abuso de drogas ou lesões decorrentes de violências interpessoais, como agressões e maus tratos, e lesão autoprovocada.

III. São doenças de notificação compulsória imediata: acidente de trabalho com exposição a material biológico, Cólera, Botulismo, Difteria, Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ), Esquistossomose, Óbito: Infantil e Materno.

IV. São doenças de notificação compulsória imediata pelas Secretárias Municipais e Estaduais de Saúde as seguintes doenças: Doença Invasiva por Haemophilus Influenza, Febre Amarela, Leptospirose, Síndrome da Rubéola Congênita, Acidente por animal peçonhento.


Assinale a alternativa INCORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis