Questões sobre Epidemiologia e Saúde Coletiva

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Epidemiologia e Saúde Coletiva

Dada a complexidade do conceito de saúde, a tarefa de mensurá-la também é complexa. O indicador de saúde revela a situação de saúde de um indivíduo ou de uma população. Tal indicador, em geral, é usado para medir aspectos não sujeitos à observação direta: saúde, normalidade, felicidade. Como também a mortalidade, a morbidade, a incapacidade física, o grau de autonomia das pessoas, a estrutura etária da população, a qualidade da prestação de determinado cuidado de saúde. Nesse sentido, a escolha dos indicadores depende dos objetivos da avaliação a que se pretende desenvolver. Isso posto, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, para verdadeiras, e F, para falsas: ( ) Mortalidade foi o primeiro indicador usado e fácil de operar, pois a morte é clara e, objetivamente, definida, e cada óbito tem que ser registrado. ( ) Morbidade é um conhecimento essencial, que permite deduzir os riscos de adoecer a que as pessoas estão sujeitas. ( ) Condições de moradia e do domicílio são estreitamente ligadas com o nível socioeconômico da população. Associados à cobertura e qualidade do saneamento básico são considerados indicadores de morbidade. Assinale a alternativa com a sequência correta:

Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona termo com o seu conceito. Primeira coluna: termo 1- Pandemia 2- Epidemia 3- Endemia Segunda coluna: conceito ( ) Doença que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou por todo mundo, causando inúmeras mortes ou destruindo cidades e regiões inteiras. ( ) Qualquer doença que ocorre apenas em um determinado local ou região de forma persistente e permanente, não atingindo, tampouco se espalhando para outras comunidades. ( ) Doença que apresenta duração contínua, mas somente em determinada área. ( ) Doença que ocorre em uma comunidade ou região e pode se espalhar rapidamente entre as pessoas de outras regiões. ( ) Significa o aumento do número de casos e se espalha por outras localidades Assinale a alternativa com a sequência correta:

A expressão vigilância epidemiológica passou a ser aplicada ao controle das doenças transmissíveis na década de 1950 no Brasil, para designar uma série de atividades subsequentes à etapa de ataque da campanha de erradicação da malária, vindo a designar uma de suas fases constitutivas. Originalmente, significava “a observação sistemática e ativa de casos suspeitos ou confirmados de doenças transmissíveis e de seus contatos”. Em relação a esse tema, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas: I- A investigação epidemiológica é um trabalho de campo realizado, a partir de casos notificados, e seus contatos, que tem por principais objetivos: identificar a fonte de infecção e o modo de transmissão; os grupos expostos a maior risco e os fatores de risco; bem como confirmar o diagnóstico e determinar as principais características epidemiológicas. II- As funções da vigilância epidemiológica são: coleta de dados; processamento dos dados coletados; análise e interpretação dos dados processados; recomendação das medidas de controle apropriadas; promoção das ações de controle indicadas; avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas; divulgação de informações pertinentes. III- A detecção precoce de surtos e epidemias ocorre quando o sistema de vigilância epidemiológica local está bem estruturado, com acompanhamento constante da situação geral de saúde e da ocorrência de casos de cada doença e agravo sujeito à notificação. É correto o que se afirma em:

A operacionalização da vigilância epidemiológica compreende um ciclo de funções específicas e intercomplementares, desenvolvidas de modo contínuo, permitindo conhecer, a cada momento, o comportamento da doença ou agravo selecionado como alvo das ações, para que as medidas de intervenção pertinentes possam ser desencadeadas com oportunidade e eficácia. São funções da vigilância epidemiológica, EXCETO:

Elevação do número de casos de uma doença ou agravo, em um determinado lugar e período de tempo, caracterizando, de forma clara, um excesso em relação à frequência esperada. Tal conceito refere-se à(ao):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis