Questões de Saúde Pública do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Saúde Pública do ano 2025

OMS até hoje não declarou fim da pandemia de Covid-19


Quando os primeiros casos de uma suposta pneumonia em Wuhan, na China, foram alertados à Organização Mundial da Saúde (OMS), em 31 de dezembro de 2019, o mundo todo não imaginava o que estava por vir: uma pandemia causada por um vírus desconhecido e mortal.

Já em 11 de março de 2020, há cinco anos, a Covid-19 foi caracterizada pela OMS como uma "pandemia", e tal título nunca foi revogado. Hoje, com vacinas desenvolvidas e o fim do isolamento social, a pergunta que fica é: a pandemia de Covid-19 acabou?

Quandoo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou que a Covid-19 se caracterizava como uma pandemia, a estimativa é que 15 milhões de pessoas tenham morrido (direta e indiretamente) pela doença entre 1º de janeiro de 2020 e 31 de dezembro de 2021.

"Quando o vírus passou do animal para o ser humano, ele era muito mais grave, pois não estava adaptado a nós. Agora, a transmissão é inter-humana", explica Celso Granato, infectologista e diretor clínico do Grupo Fleury. Somado a isso, o esgotamento do sistema de saúde e o negacionismo em algumas regiões do globo dificultaram ainda mais a luta contra a doença.

O isolamento social se tornou uma dura realidade. A vacina, a esperança para a retomada da vida que todos conheciam.

Com o desenvolvimento dos imunizantes, pouco a pouco o número de mortes decaiu, assim como aumentaram as possibilidades de retomada da vida normal. Em maio de 2023, a Covid-19 deixou de ser uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, como havia sido decretado em janeiro de 2020.

Em entrevista à CNN, Ethel Maciel, Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, reforça a importância de se diferenciar os conceitos de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional e de pandemia.

Enquanto o primeiro é um instrumento administrativo e operacional, o segundo é um conceito epidemiológico.

Nesse sentido, a remoção da Covid-19 como uma ESPII, segundo a OMS, está relacionada à tendência de queda nas mortes, ao declínio nas hospitalizações e internações em unidades de terapia intensiva relacionadas à doença e aos altos níveis de imunidade da população ao SARS-CoV-2. Ainda assim, a entidade reforça que a doença continua sendo categorizada como uma pandemia.

"Naquele momento, tínhamos um antiviral, vacinas e conhecíamos formas de prevenção e controle da doença. Então, essa ação administrativa não era mais necessária. Mas a Covid-19 ainda permanece em uma situação pandêmica. Ainda não caminhamos para uma transição endêmica", explica Maciel.

Para que isso aconteça, a Secretária do Ministério da Saúde indica a necessidade de redução do número de mortes e uma melhor compreensão do comportamento do vírus, seja pela ciência (a velocidade de suas mutações, a sazonalidade da doença, entre outros aspectos).

A gripe H1N1, por exemplo, foi considerada uma pandemia entre 2009 e 2010. Ainda assim, a OMS anunciou o fim da fase pandêmica, apesar da movimentação do vírus a nível mundial, uma vez que sua circulação se mostrou similar a outros vírus sazonais e de intensidade reduzida.

Pesquisas sobre o vírus devem responder essas questões e ajudar a entender melhor como o SARS-CoV-2 se comporta. Além disso, a vacinação continua sendo fundamental para a prevenção.



https://www.cnnbrasil.com.br/saude/oms-ate-hoje-nao-declarou-fim-dapandemia-de-covid-19-entenda-por-que/
Acerca da classificação da doença como uma ESPII, é correto afirmar que:

A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), atualizada pela Portaria nº 2.446/2014, estrutura-se a partir de princípios, diretrizes e eixos estratégicos que orientam sua implementação no SUS. Considerando o contexto e a abordagem da PNPS, analise as assertivas a seguir: 

I. A PNPS reforça a concepção ampliada de saúde, adotando uma abordagem intersetorial que transcende o setor da saúde e incorpora determinantes sociais como elementos fundamentais na promoção da qualidade de vida.

II. Entre os temas prioritários da PNPS estão a alimentação adequada e saudável, a prática de atividade física, a prevenção ao uso do tabaco e de substâncias psicoativas, além da promoção da cultura da paz e dos direitos humanos.

III. A implementação da PNPS ocorre de forma centralizada, cabendo ao Ministério da Saúde a execução exclusiva das ações e estratégias nos territórios, garantindo maior uniformidade nacional e controle sobre os resultados esperados.

IV. A PNPS valoriza a participação social, incentivando a articulação entre diferentes setores e níveis de gestão, promovendo ações integradas e compartilhadas entre governo, sociedade civil e outros atores sociais.

Quais estão corretas?

De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB, 2017), são características do processo de trabalho na Atenção Básica, EXCETO:

As doenças parasitárias são causadas por organismos que necessitam de um hospedeiro para completar seu ciclo de vida, podendo ser transmitidas por diferentes vias, como ingestão de alimentos ou água contaminada, contato com vetores ou exposição a fluidos biológicos infectados. Essas enfermidades representam um desafio significativo para a saúde pública, especialmente em regiões com infraestrutura sanitária precária e elevada presença de vetores transmissores. Com base no assunto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as doenças listadas abaixo às suas respectivas formas de ocorrência ou transmissão.

Coluna 1 1. Amebíase. 2. Malária. 3. Doença de Chagas.
Coluna 2 ( ) A transmissão em humanos é realizada pela picada de fêmeas de mosquitos do gênero Anopheles, infectadas com Plasmodium spp.
( ) A infecção ocorre pela ingestão de cistos do protozoário Entamoeba histolytica. Sua ocorrência está condicionada principalmente a baixas condições sanitárias, precariedade das habitações e maus hábitos de higiene.
( ) Ocorre primariamente através do contato com as fezes de triatomíneos infectados. Pode se dar através de transfusão sanguínea, transplante de órgãos, via congênita, acidentes laboratoriais ou através de infecção oral pela ingestão de alimentos crus e contaminados.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

#Questão 1120605 - Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, SELECON, 2025, HEMOMINAS, Analista de Hematologia e Hemoterapia - ANHH - Nível I - Grau A - Pedagogo

Ao pensar as ações educativas para pacientes com doenças crônicas, é preciso considerar que, apesar dos avanços significativos no diagnóstico e no tratamento da maioria dessas doenças, há evidências de que minorias raciais e étnicas tendem a receber:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis