Questões de Saúde Pública do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Saúde Pública do ano 2025

A vigilância epidemiológica é um instrumento fundamental para o planejamento e a implementação de políticas de saúde pública. De acordo com Last (2001), “a análise dos dados epidemiológicos deve ser orientada por métodos estatísticos robustos e baseada em sistemas integrados de coleta e monitoramento”. Sobre os métodos de vigilância epidemiológica, qual alternativa reflete corretamente suas aplicações e limitações?

Acidentes com animais peçonhentos, como serpentes, escorpiões e aranhas, exigem manejo imediato adequado para evitar complicações sistêmicas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “a imobilização do membro afetado e o transporte rápido para unidades de referência são as principais medidas de contenção de danos”. Contudo, o manejo inicial depende de conhecimentos técnicos detalhados sobre o agente causador e os efeitos do veneno. Com base nesse contexto, qual alternativa reflete o manejo mais adequado em casos de acidentes com serpentes?

Campanhas de educação em saúde desempenham um papel crucial na prevenção de endemias e na mobilização social para o controle de doenças. Conforme Freire (2001), “a educação libertadora promove a conscientização crítica das comunidades, permitindo que atuem como agentes transformadores de sua realidade”. Com base nessa perspectiva, qual das alternativas reflete corretamente a abordagem mais eficaz para campanhas educativas?

A ausência de saneamento básico é um dos principais fatores de risco para doenças de transmissão hídrica, como cólera e hepatite A. Conforme a OMS (2021), “a universalização do acesso ao saneamento é uma meta estratégica para reduzir desigualdades em saúde”. Com base nesse contexto, escolha a alternativa que melhor reflete a relação entre saneamento e saúde pública:

Os flebotomíneos, vetores da leishmaniose, apresentam características biológicas que complicam sua erradicação em áreas urbanas e rurais. Conforme estudos recentes da Sociedade Brasileira de Parasitologia (2023), “o manejo do vetor deve incluir estratégias combinadas de controle químico, biológico e educação comunitária”.

Sobre as estratégias de controle de flebotomíneos, analise as alternativas abaixo e escolha a mais completa:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis