Questões de Relações Públicas da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Relações Públicas da CESPE / CEBRASPE

#Questão 101908 - Relações Públicas, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2003, IRBr, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata

A partir da análise contida no texto apresentado e considerando aspectos significativos da trajetória republicana brasileira, julgue os itens que se seguem.

A Revolução de 30 constituiu-se na maior inflexão da história republicana brasileira, quer pela radical ruptura que promove em relação aos métodos e às práticas políticas da República Velha, quer pelo modelo inovador — para muitos, verdadeiramente revolucionário — de Estado que implantou. Seu maior legado foi a modernização econômica e política do país, além de ter inaugurado uma política externa de elevado grau de autonomia, que colocou o país fora da rota de polarização ideológica que caracterizava a política internacional às vésperas da Segunda Guerra.

#Questão 101909 - Relações Públicas, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2003, IRBr, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata

A partir da análise contida no texto apresentado e considerando aspectos significativos da trajetória republicana brasileira, julgue os itens que se seguem.

Tal como ocorria na Europa à mesma época, a Belle Époque, cronologicamente situada em princípios do século XX, correspondeu a um período de prosperidade no Brasil, com o país se urbanizando, promovendo inédita e relativamente expressiva desconcentração de renda, politicamente ampliando os níveis de participação da sociedade e, em termos de política externa, enfatizando as alianças com a América Latina.

#Questão 101911 - Relações Públicas, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2003, IRBr, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata

A partir da análise contida no texto apresentado e considerando aspectos significativos da trajetória republicana brasileira, julgue os itens que se seguem.

Ao falar em sístole e diástole ao longo da república brasileira, o autor reitera o ponto de vista, hoje majoritário na historiografia, da linearidade do processo histórico vivido pelo país ao longo do século XX. Momentos de crise, ainda que agudos em determinadas circunstâncias, não foram suficientes para alterar um quadro geral de continuidade que levou o Brasil a apresentar no fim do século XX uma fisionomia bastante próxima da que tinha nas primeiras décadas republicanas.

As relações humanas estão presentes em toda a vida cotidiana: no lar, na escola, no trabalho e no lazer. Também no trânsito, motoristas praticam relações humanas, seja dirigindo — ofensiva ou defensivamente —, seja relacionando-se diretamente com passageiros, pedestres, autoridades de trânsito e outros motoristas. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem.

Um motorista, ao aproximar-se de um automóvel que esteja com o farol alto ligado, deve também acionar o farol alto do seu carro e mantê-lo acionado, como forma de intimidar o outro condutor e obrigá-lo a utilizar o farol baixo.

As relações humanas estão presentes em toda a vida cotidiana: no lar, na escola, no trabalho e no lazer. Também no trânsito, motoristas praticam relações humanas, seja dirigindo — ofensiva ou defensivamente —, seja relacionando-se diretamente com passageiros, pedestres, autoridades de trânsito e outros motoristas. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem.

Embora em vários aspectos da vida a acomodação ou falta de iniciativa seja reprovável, no trânsito essa qualidade é aconselhável, pois o condutor que a possui atua de maneira mais defensiva que aqueles que não a possuem.

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