Listagem de Questões sobre Geral
Sobre o MERCOSUL, pode-se afirmar que:
seu processo de criação antecede a redemocratização política do Brasil e da Argentina, tendo sido iniciado durante os regimes militares que dominaram ambos os países na década de 1970;
tem como característica o escasso intercâmbio intra-regional, sobretudo devido às divergências econômicas entre os países signatários, especialmente Argentina e Uruguai;
a crise cambial brasileira de 1999 e os colapsos financeiro e cambial argentinos de 2001 provocaram a mais séria crise do Mercosul, pois são esses dois países os grandes responsáveis pelo delineamento político, jurídico e institucional do Mercado Comum do Cone Sul;
foi concebido a partir do PICE (Programa Internacional de Cooperação Econômica Brasil-Argentina), com base na idéia de integração imediata e rigorosa, assentada sobre acordos genéricos nos setores agrícola e comercial, com o objetivo primordial de aumentar a competitividade internacional das duas economias;
assim como a União Européia, o Mercosul se desenvolve por meio de mecanismos de delegação de soberanias: os Estados abrem mão de parte de suas atribuições e as deslocam para organismos internacionais.
Acerca da nova ordem econômica internacional, que resultou na criação da Organização Mundial do Comércio em 1994, é INCORRETO afirmar que:
o GATT se revelou um sucesso, com sucessivas rodadas de negociações que culminaram com a redução das tarifas e práticas protecionistas;
a OMC cobre acordos em serviços, investimentos e propriedade intelectual, além de comércio de mercadorias;
um dos problemas apontados pelos especialistas acerca das dificuldades de negociação na Rodada de Doha reside na possibilidade de fragmentação regional de acordos comerciais;
do ponto de vista dos países em desenvolvimento, o desafio contemporâneo consiste em evitar a crescente liberalização do comércio internacional em setores que refletem vantagens comparativas das potências econômicas globais;
devido à influência que exercem sobre as trocas internacionais, as potências econômicas e comerciais são responsáveis pela correção da maior parte das distorções do multilateralismo comercial.
Em relação à Organização das Nações Unidas, é correto afirmar que:
a ONU teve como fundamentos a necessidade de reestruturar economicamente os aliados no pós-guerra, em função das idéias que vigoravam à época;
a bipolaridade das relações internacionais no período da Guerra Fria foi resultado da estagnação do Conselho de Segurança, sendo que o direito de veto prejudicou as Nações Unidas, tensionando, assim, o sistema mundial de segurança coletiva;
com o término da Guerra Fria, o tema dos direitos humanos ganhou relevo na agenda das Nações Unidas, contando com a liderança dos Estados Unidos da América, o que resultou na criação do Tribunal Penal Internacional;
um dos problemas enfrentados pela ONU na atualidade é a reforma do Conselho de Segurança, sendo que alguns países, entre eles o Brasil, postulam entrada como membros permanentes, o que, na ótica das potências, pode ser um instrumento de acirramento do desequilíbrio de poder no sistema internacional de Estados;
a Doutrina Bush, caracterizada pela deflagração da "guerra contra o terror", encontrou apoio na ONU, que se fortaleceu depois da definição de "guerra preventiva" desenvolvida pelos Estados Unidos da América.
Os tratados internacionais de direitos humanos indicam vias de compatibilização dos dispositivos convencionais com os mecanismos do direito interno, de modo a prevenir conflitos entre as jurisdições internacional e nacional. Eles se caracterizam pelos aspectos abaixo, EXCETO:
impor aos Estados Partes o dever de provimento de recursos de direito interno eficazes;
prever a possibilidade de "recurso judicial";
poder ser denunciados pelos Estados partes a qualquer tempo, conforme as conveniências nacionais;
preverem a adoção pelos Estados Partes de medidas judiciais e administrativas para a realização de seu objeto e propósito;
contar com o concurso dos órgãos e procedimentos de direito público interno, promovendo uma interpenetração nos dois âmbitos de direito.
Uma das questões mais discutidas hoje é acerca da incapacidade do Estado nacional de regular a vida coletiva. Pode-se citar como prova dessa dificuldade:
o surgimento de novos modelos totalitários na Ásia, África e América Latina;
a maior circulação de capitais;
o arrefecimento dos movimentos populares;
a maior disponibilidade de informações disponíveis aos indivíduos nacionais;
a diminuição de legislações nacionais acerca de tecnologia.
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