Questões de Relações Internacionais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Relações Internacionais

#Questão 1063862 - Relações Internacionais, Conceitos básicos, Paradigmas teóricos e aspectos históricos., CESPE / CEBRASPE, 2022, APEX Brasil, Analista I - Negócios Internacionais - Especialidade: Indústria e Serviços

Considere um bloco econômico em que já foi implementada a eliminação de barreiras comercias tarifárias e não tarifárias; nesse bloco, há livre circulação de capital e mão de obra, bem como se encontra estabelecida uma tarifa externa comum para todos os países dele integrantes, a qual incide sobre o comércio de produtos e serviços extrabloco. Considerando as características desse acordo comercial, assinale a opção que mostra o estágio do processo de integração econômica no qual ele se encontra.

#Questão 1063863 - Relações Internacionais, Atores e Instituições, CESPE / CEBRASPE, 2022, APEX Brasil, Analista I - Negócios Internacionais - Especialidade: Indústria e Serviços

    O Ministério do Comércio da China reiterou que adotará contramedidas se as tarifas anunciadas pelos Estados Unidos da América entrarem em vigor, instando Washington a reverter a decisão e retornar à mesa de negociação. “Quaisquer novas tarifas levarão a uma escalada nas fricções comerciais. As tarifas violaram severamente um consenso alcançado entre os países, e a China se opõe fortemente a elas”, disse o porta-voz da pasta, Gao Feng.

Pequim. Agência Estado, 22/8/2019 (com adaptações).


Em caso de controvérsia semelhante à retratada no fragmento de texto anterior e que envolva interesses do Brasil, o órgão brasileiro responsável por pronunciar-se sobre propostas relativas à aplicação de contramedidas é  

No que se refere à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), julgue (C ou E) o item a seguir. 


Um dos dez idiomas mais falados no mundo, a língua portuguesa não integra o conjunto de idiomas oficiais das Nações Unidas, que são o inglês, o francês, o espanhol, o árabe, o chinês (mandarim) e o russo. Como consequência, os delegados dos Estados-membros da CPLP não utilizam a língua portuguesa em seus pronunciamentos oficiais durante as reuniões e conferências organizadas sob o signo da Organização das Nações Unidas (ONU). A exceção é o Debate-Geral da Assembleia-Geral, quando é facultado aos oradores proferir as intervenções nos próprios idiomas, inclusive o representante do Brasil, a quem está, além disso, reservada tradicionalmente a prerrogativa de proferir a primeira entre todas as alocuções dos Estados-membros. 

    “É como se a CPLP pudesse também significar a ‘Comunidade das Pontes de Língua Portuguesa’. A língua portuguesa é, aliás, ela própria, por seu caráter multicultural e por seu caráter universal, com componentes provindas de todas as partes do mundo, um traço de união fundamental para esse efeito.”

Trecho de discurso do secretário-geral das Nações Unidas,

António Guterres, na Sessão de Abertura da XI Conferência

de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos

Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Brasília,

em 31 de outubro de 2016. 



No que se refere à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), julgue (C ou E) o item a seguir. 


A CPLP é a principal organização de segurança coletiva transatlântica estabelecida entre os países lusófonos. Entre as medidas que podem ser adotadas pelo Conselho de Ministros de Relações Exteriores da entidade, desde que por unanimidade, consta a possibilidade de autorização de intervenção militar, em nome da organização, e de emprego de operações de manutenção da paz em parceria com as Nações Unidas, em caso de ameaça à paz e à segurança internacionais ou de ruptura à ordem democrática interna em um dos membros. 

No que se refere à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), julgue (C ou E) o item a seguir. 


A fundação da CPLP representou a materialização prática do antigo projeto, cujas raízes remontam aos albores do século 19, de constituição de entidade supranacional luso-brasileira, incluindo as ex-colônias portuguesas na África. Ao ratificarem sua adesão à CPLP, os demais países lusófonos optaram, voluntariamente, por outorgar a condução do processo decisório dentro do bloco ao condomínio Brasília-Lisboa, a quem cabe, por delegação, executar iniciativas bilaterais em favor do progresso e do desenvolvimento da coletividade dos membros.  

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis