Questões sobre RAID (Redundant Array of Independent Disks)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre RAID (Redundant Array of Independent Disks)

Um administrador de redes tem à sua disposição 6 discos de 1 TB cada um e deseja fazer configurações RAID empregando todos esses discos. Nesse caso, quais são as capacidades úteis de armazenamento de dados resultantes do uso de RAID 0, RAID 1, RAID 6 e RAID 10, respectivamente?

Redundant Array of Independent Disks, popularmente conhecida como RAID, é uma forma de provermos segurança e confiabilidade no processo de armazenamento de informações através de redundância, pelo uso de vários dispositivos de armazenamento. Em RAID temos diversas unidades físicas de armazenamento sendo acessadas de tal modo que são percebidas como uma única unidade de armazenamento lógica. Existem diferentes tipos de RAID, cada uma delas possui questões técnicas específicas. A respeito dessas questões técnicas, analise as afirmativas abaixo e marque alternativa correta.

I. O Raid tipo 5 é semelhante ao Raid 4 com uma grande diferença em relação aos bits de paridade. Por utilizar o dobro de bits de paridade, quando comparado ao Raid 4, o Raid 5 é também conhecido como Dual Parity.
II. No Raid tipo O não há redundância, logo é uma alternativa de baixa confiabilidade.
III. O Raid tipo 1 é uma tecnologia em desuso pois os dispositivos de armazenamento mais modernos já implementam interna mecanismos de detecção de erro. 

#Questão 1064102 - Redes de Computadores, RAID (Redundant Array of Independent Disks), FUMARC, 2022, PC-MG, Analista da Polícia Civil - Área de Tecnologia da Informação

Como forma de melhorar o desempenho e a confiabilidade dos discos rígidos, foi criada uma nova classe de dispositivos de E/S denominada RAID. Com relação ao RAID, podemos afirmar:

I. O RAID 0 não emprega paridade.
II. O RAID 1 apresenta excelente tolerância às falhas, pois duplica todos os discos.
III. No RAID 4, os bits de paridade estão distribuídos uniformemente em todos os discos, o que torna a recuperação de um disco um processo complexo. 

Está CORRETO o que se afirma em:

#Questão 1063362 - Redes de Computadores, RAID (Redundant Array of Independent Disks), CEFET-MG, 2022, CEFET-MG, 2022 - CEFET-MG - Técnico de Laboratório - Área de Computação

O sistema Redundant Array of Independent Disk (RAID) consiste em um conjunto de dois ou mais discos rígidos com dois objetivos básicos: 1º)tornar o sistema de disco mais rápido, acelerando o carregamento de dados e 2º) tornar o sistema de disco mais seguro. Para atender o primeiro objetivo, é utilizada uma técnica em que dois discos rígidos atuam como se fossem um só disco maior. No momento de gravar um arquivo no disco, o sistema RAID dividirá esse arquivo entre os dois discos rígidos, gravando metade do arquivo em um disco e a outra metade no outro disco, sem que o usuário perceba. Para atender o segundo objetivo, é utilizada uma técnica que faz com que o conteúdo de um disco rígido seja inteiramente copiado para outro disco rígido de forma automática e, nesse caso, o segundo disco rígido será cópia fiel do primeiro. Se o disco rígido principal queimar, o segundo entra em ação automaticamente.
Essas técnicas são conhecidas, respectivamente, como:

#Questão 866735 - Redes de Computadores, RAID (Redundant Array of Independent Disks), CESPE / CEBRASPE, 2021, TCE/RJ, Analista de Controle Externo - Especialidade: Tecnologia da Informação

Julgue o item seguinte, a respeito de cloud computing, virtualização, servidores de aplicação e tecnologias e arquiteturas de data center.


Os sistemas de RAID nível 4 gravam os dados e as informações de paridade distribuídas em todos os discos do volume, o que aumenta a tolerância a falhas e permite a rápida substituição e recuperação do conteúdo de um disco danificado.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis