Questões sobre RAID (Redundant Array of Independent Disks)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre RAID (Redundant Array of Independent Disks)

Em um sistema de armazenamento de dados baseado em RAID nível 0, no caso da ocorrência de falha geral e irrecuperável em um dos discos, é correto afirmar que (considere que há dados úteis armazenados nesse disco, ou seja, o disco não está vazio) 

Redundant Array of Independent Disks (RAID) é um arranjo de discos utilizados com o propósito de melhorar a confiabilidade de um sistema. Dentre os níveis RAID apresentados a seguir, o que apresenta maior redundância é o

“RAID” é um acrônimo para “Redundant Array of Independent Disks”, e se refere a uma tecnologia em que mais de um disco de armazenamento é utilizado simultaneamente. Dentre as técnicas de RAID, uma funciona de forma que o conteúdo de um disco rígido é copiado por inteiro para outro, sendo conhecida como espelhamento. Nesse esquema, se o disco rígido principal apresentar dano, o segundo entra em ação automaticamente, constituindo-se num backup automático feito por hardware, o que representa um aumento na segurança e garantia da integridade dos dados armazenados no computador. Essa técnica é conhecida como: 

RAID é o acrônimo de “Redundant Array of Independent Disks”. Refere-se a uma tecnologia que agrupa dois ou mais hard drives e/ou memórias SSDs em arranjos para trabalho conjunto, em computadores e outros sistemas de armazenamento de dados. A figura abaixo ilustra um dos tipos empregados:


Imagem associada para resolução da questão


Esse é um arranjo que possui as características listadas a seguir:


• É conhecido como “Strip Set com paridade”, muito utilizado em servidores e storages com pelo menos três discos rígidos instalados. Ele cria uma camada de redundância, necessitando de parte da capacidade de armazenamento do sistema para gerar maior segurança aos dados.

• É uma configuração que funciona criando bits de paridade e gravando-os juntamente com cada um dos bytes. Os bits de paridade são a segurança do sistema, em caso de falha de um dos HDs. Por meio desses bits “adicionais”, é possível determinar quais são as partes faltantes, possibilitando a reconstrução dos dados sem perda de informação.

• É recomendado para aplicações com até 8 discos.


Essa configuração é conhecida por RAID:

O RAID (Redundant Array of Independent Disks) é um mecanismo construído para melhorar o desempenho e a segurança dos discos rígidos existentes nos computadores, utilizando discos extras. Existem diversos mecanismos de RAID distintos para atender a problemas específicos, cada um com suas características próprias. Sobre os mecanismos de RAID e suas respectivas características, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 
( ) RAID 0: escreve strips no banco de dados de forma circular, utilizando diversos discos, com paralelismo usando redundância via cópia. ( ) RAID 5: possui paralelismo em nível de bloco, com redundância através de paridade calculada por blocos distribuídos entre os discos. ( ) RAID 6: possui paralelismo em bloco, com emprego de duas paridades para suportar falhas simultâneas em dois discos. ( ) RAID 1+0: é uma combinação de dois ou mais subgrupos de espelhamento agrupados em uma única matriz, unindo desempenho e segurança em um único agrupamento de discos.
A sequência está correta em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis