Questões de Redação Oficial da FEPESE

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Correspondências oficiais são instrumentos pelos quais o Poder Público se comunica formalmente com órgãos e servidores públicos e com particulares.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre os tipos de correspondências e suas características.

( ) Exposição de motivos é ato externo expedido exclusivamente pelo titular da Pasta ao Chefe do Poder Executivo. ( ) Nos ofícios mais extensos, em que haja a necessidade de se utilizar mais de uma folha, a assinatura deve estar presente na penúltima página do expediente. ( ) Nota oficial é uma comunicação emitida por titulares de órgãos públicos, entidade de classe ou agremiativa, destinada a prestar esclarecimento ao público e firmar posição da instituição acerca de determinado fato. ( ) Memorando interno é um tipo de comunicação oficial usado para cientificar, noticiar, ordenar ou prevenir os servidores do órgão. ( ) Na exposição de motivos, o destinatário pode ser um órgão da Administração Pública direta ou indireta.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

O Suplemento à 3ª Edição do Manual de Padronização e Redação dos Atos Oficiais do Estado de Santa Catarina específica elementos comuns para todas as correspondências oficiais.
Assinale a alternativa correta sobre esse assunto e o referido Suplemento.

Analise as afirmativas abaixo em relação ao tipo de correspondência chamado de ofício.

1. Ofício é o instrumento (fórmula) de que se utiliza a Administração para tornar público fato que deve ser de conhecimento das pessoas nele mencionadas, bem como outros assuntos de interesse público. 2. Quando destinado a vários receptores, o ofício se chamará ofício circular. 3. O vocativo deve ser adequado ao destinatário e constitui-se do pronome de tratamento seguido de vírgula. 4. Deve-se utilizar o fecho adequado em cada caso, observando o tipo de organização ao qual o receptor faz parte.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Considerando a redação oficial, assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de documento utilizado para registrar, resumidamente e com clareza, as ocorrências, deliberações, resoluções e decisões de reuniões ou assembleias. Por ter valor jurídico, deve ser redigido de maneira que não se possa sofrer modificações posteriormente.

Analise as afirmativas abaixo em relação à normatização e formatação das comunicações e correspondências oficiais.
1. Os números cardinais, quando designam ano, devem ser escritos sem ponto e sem espaço entre o milhar e a centena. 2. Os nome dos meses devem ser escritos com inicial maiúscula. 3. Quando o ofício for assinado por mais de um signatário, deve-se observar a hierarquia do menor para o maior. 4. Em um ofício, não se antepõe título profissional ao nome do signatário. 5. Nos ofícios em que haja a necessidade de se utilizar mais de uma folha, recomenda-se não deixar a assinatura em página isolada do expediente.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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