Questões de Redação Oficial da FCM

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Redação Oficial da FCM

#Questão 953822 - Redação Oficial, Semântica, FCM, 2023, IF Sul - MG, Assistente em Administração

A frase em que NÃO ocorre um desvio do padrão culto da língua é: 

#Questão 953823 - Redação Oficial, Portaria, FCM, 2023, IF Sul - MG, Assistente em Administração

Analise o conceito a seguir.

“É o instrumento pelo qual Ministros ou outras autoridades expedem instruções sobre a organização e o funcionamento de serviço, sobre questões de pessoal e outros atos de sua competência. Tal como os atos legislativos, [...] contém parte preliminar, parte normativa e parte final. [...] Porém não possui fecho e, além disso, as (os) relativas às questões de pessoal não contêm ementa.”

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Manual de redação da Presidência da República / Casa Civil, Subchefia de Assuntos Jurídicos; coordenação de Gilmar Ferreira Mendes, Nestor José Forster Júnior [et al.]. – 3. ed., rev., atual. e ampl. – Brasília: Presidência da República, 2018, p. 147.

O conceito apresentado se refere a um ato administrativo normativo denominado

Preencha as lacunas do texto a seguir, segundo as orientações do Manual de Redação da Presidência da República.

Em relação à estrutura do padrão ofício, ao se indicar o assunto, este deve conter uma ideia geral do que trata o documento, de forma __________. O texto em si apresentará a seguinte padronização: introdução, desenvolvimento e conclusão. Suponha que a introdução seja escrita da seguinte forma: “cópia do Ofício nº 001, de 01 de abril de 2023, da Coordenadoria Geral do Conselho de Políticas Públicas, que trata de ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos.”. O verbo que deve ser utilizado para iniciar a informação do motivo da comunicação feita no ofício é __________. No (a) __________, caso haja mais de uma ideia sobre o assunto, elas devem ser tratadas em parágrafos __________, o que confere maior clareza à exposição.

A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é:

“Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício. Portanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial. Como sistema de transmissão de mensagens eletrônicas, por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos na administração pública.”.
(BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Manual de redação da Presidência da República / Casa Civil, Subchefia de Assuntos Jurídicos; coordenação de Gilmar Ferreira Mendes, Nestor José Forster Júnior [et al.]. – 3. ed., rev., atual. e ampl. – Brasília: Presidência da República, 2018, p. 46.)

Com base no enunciado exposto, a redação que está em conformidade com a língua-padrão empregada em alguns e-mails enviados à Diretora do Departamento de Administração de um determinado órgão é:

Fundamentando-se nas disposições do Manual de Redação da Presidência da República acerca da redação oficial, julgue os itens a seguir.

I – Em caso de comunicação oficial redigida ao Ministro do Planejamento e Orçamento, o vocativo correspondente é “Senhor Ministro”.

II – O fecho de uma comunicação oficial para autoridade de hierarquia superior à do remetente, como, por exemplo, o Presidente da República, é: “Atenciosamente”.

III – O governador, ao encaminhar um ofício a um deputado federal, empregará a essa autoridade o seguinte endereçamento no corpo do texto: “A Sua Excelência o Senhor Fulano de Tal”.

IV – No trecho “Vossa Senhoria indicará vosso representante no controle orçamentário de políticas públicas de atenção à saúde dos povos da floresta no país”, há uma adequação no uso do pronome de tratamento.

Está correto apenas o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis