Questões sobre Aspectos gerais da Comunicação Oficial

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Listagem de Questões sobre Aspectos gerais da Comunicação Oficial

Determinada servidora da Câmara Municipal de um município mineiro realiza diversas atividades relacionadas à comunicação interna. Em um contexto organizacional, existem três tipos de comunicação: ascendente, descendente e horizontal. Nesse sentido, para bem desenvolver suas atividades, é necessário compreender cada um desses tipos e as formas de comunicação inerentes a eles. Com base nesse cenário hipotético, NÃO corresponde a um exemplo de comunicação descendente:

A redação oficial deve se caracterizar por: clareza e precisão; objetividade; concisão; coesão e coerência; impessoalidade; formalidade e padronização; e uso da norma padrão da língua portuguesa.
(Manual de Redação da Presidência da República. 3. ed., Brasília: Imprensa Nacional, 2018.)

Considerando as características da redação oficial, assinale a afirmativa INCORRETA.

Lucas, recepcionista de uma repartição pública, deve redigir um e-mail para enviar uma convocação formal a um servidor. Ele sabe que a linguagem oficial exige formalidade, clareza e impessoalidade. Acerca da alternativa que representam a característica de impessoalidade na redação oficial, marque a alternativa CORRETA.

Laura, recepcionista de uma autarquia, precisa redigir uma comunicação oficial para outro setor. Acerca das opções abaixo, marque a alternativa CORRETA, qual é adequada para manter a formalidade do texto:

A comunicação oficial realizada entre entes públicos ou com particulares deve ser materializada mediante emissão de Ofício, onde constem informações necessárias de identificação do remetente, objeto da comunicação e dados do destinatário. Assinale a alternativa que apresenta as alternativas de fecho recomendadas para o documento ofício: 

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