Questões sobre Aspectos gerais da Comunicação Oficial

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Aspectos gerais da Comunicação Oficial

Na redação oficial, o texto conciso é aquele que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Portanto, para um texto ser conciso, ele deve evitar detalhes irrelevantes como:



I. Caracterizações.


II. Subordinação excessiva.


III. Comentários supérfluos.


Está CORRETO o que se afirma:

Acerca da formalidade e padronização da redação, assinale a alternativa INCORRETA.

Leia as afirmativas a seguir acerca da redação oficial.
I. É indispensável, também, a releitura de todo o texto redigido.
II. A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial.
III. A clareza e a precisão não são atributos que se atinjam por si sós, sem depender dos outros atributos da redação oficial como a objetividade e concisão.
IV. Ser objetivo é ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

#Questão 1100752 - Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Instituto Consulplan, 2025, Hemobrás, Assistente Industrial e de Gestão Corporativa – Assistente Administrativo

No que diz respeito à utilização das formas de tratamento e endereçamento, deve-se considerar não apenas a área de atuação da autoridade, mas também a posição hierárquica do cargo que a pessoa ocupa. Nesse contexto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os pronomes de tratamento concordam em gênero com as pessoas a que se referem.
( ) As abreviaturas das formas de tratamento devem ser evitadas, uma vez que demonstram menos respeito que os pronomes na forma extensiva.
( ) Para o servidor público em geral, que não exerce nenhum cargo de chefia, recomenda-se o uso do vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo, e de Vossa Senhoria no corpo do texto.

A sequência está correta em 

A redação administrativa no setor público deve respeitar determinados atributos, que garantem a qualidade da comunicação pública. Com base nesses atributos, analise o caso hipotético a seguir:


Assunto: Solicitação de Ajustes no Sistema de Protocolo


Ao Senhor Presidente da Câmara Municipal,


Gostaria de sugerir melhorias no sistema de protocolo da Câmara, pois tenho observado falhas frequentes que atrasam os processos internos. Como tenho experiência em lidar com sistemas administrativos, acredito que minha proposta será a mais adequada para resolver a situação. Além disso, acho que os atrasos são causados pela falta de treinamento adequado dos servidores do setor de protocolo. É importante que esse problema seja resolvido o mais rápido possível, conforme já mencionei em reuniões anteriores. Sugiro que a pauta seja discutida na próxima reunião administrativa, em um horário conveniente para mim, considerando minha agenda restrita.


Atenciosamente,

Maria A. Silva

Chefe do Departamento Administrativo


Com base nos atributos da redação administrativa, identifique o principal problema no texto, considerando a existência de impressões individuais de quem comunica e as críticas diretas a colegas de trabalho. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis