Questões sobre As Comunicações Oficiais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre As Comunicações Oficiais

Considere a seguir parte de ofício hipotético de um Deputado Federal endereçado ao Presidente da República.  Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do ofício.

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do trecho abaixo, extraído de um ofício de uma Câmara Municipal dirigido a um defensor público.

“Convidamos __________________ a comparecer em uma de nossas reuniões ordinárias a fim de prestar esclarecimentos com relação ao funcionamento da Defensoria Pública no Município. Para tanto, solicitamos- _____________ a gentileza de agendar __________________ presença com o Gabinete da Presidência”.

Considerando a comunicação no âmbito da Administração Pública Federal, o pronome de tratamento das autoridades na redação oficial está correto em:

Sobre as peculiaridades da redação oficial, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento “digníssimo”.
( ) Fica dispensado o emprego do superlativo “ilustríssimo” para as autoridades que recebem o tratamento de “Vossa Senhoria” e para particulares.
( ) “Doutor” não é forma de tratamento, e sim título acadêmico. Deve-se evitar usá-lo indiscriminadamente.
A sequência está correta em

Considerando as correspondências oficiais, seu caráter público e sua finalidade, os atos normativos e os expedientes oficiais requerem o uso do padrão culto do idioma. Com base nessas informações, analise as afirmativas a seguir.
I. Os textos oficiais devem seguir a normatização prescrita pelos dicionários e pelas gramáticas tradicionais.
II. A linguagem utilizada nos gêneros oficiais deve ser rebuscada, repleta de termos formais, técnicos, com vocabulário amplo e refinado.
III. O padrão de linguagem utilizado nas correspondências oficiais deve se pautar na linguagem do cânone literário, com uso de figuras, ambiguidades e polissemia.
IV. A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade de quem a elabora, por isso, é natural não caber qualquer tom particular ou pessoal.
Está correto o que se afirma apenas em 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis