Questões de Raciocínio Lógico da FGV

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Listagem de Questões de Raciocínio Lógico da FGV

Um material didático usado para ensinar crianças sobre sólidos é composto por 30 peças entre esferas, cubos e cilindros. Cada uma dessas peças tem cor única.
A distribuição de peças e cores é apresentada no quadro a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

A quantidade de peças que não são vermelhas ou são cilindros é

Uma caixa continha apenas bolas pretas e brancas. 80% das bolas eram pretas. Foram então retiradas da caixa 5 bolas de cada cor, o que fez com que a porcentagem de bolas pretas remanescentes em seu interior subisse para 87,5%.
Com base nessas informações, pode-se afirmar que, antes da retirada, o número de bolas brancas na caixa estava entre

Considere todos os números inteiros, pares e positivos formados por 3 algarismos distintos e consecutivos tais que a soma desses dígitos é 23.
A diferença entre o maior e o menor deles é

A figura ilustra um diagrama composto por 25 células que devem ser preenchidas com números inteiros e positivos de acordo com as seguintes regras:
1. Escolha números inteiros e positivos para as 4 células cinza. 2. O valor das demais células é dado pela soma das duas células imediatamente acima (se houver) e também das duas células imediatamente à esquerda (se houver).
Imagem associada para resolução da questão


Considere o diagrama a seguir totalmente preenchido em que alguns dos números foram ocultos.

Imagem associada para resolução da questão


A soma dos números escolhidos para as 4 células cinzas é igual a

Dado um conjunto finito de proposições p1 , p2 , ? , pn (chamadas premissas) e uma proposição c (chamada conclusão), diz-se que a relação que associa as premissas à conclusão é um argumento. Um argumento é válido quando a conclusão c é consequência obrigatória do conjunto de premissas. Considere os seguintes argumentos:
Argumento I p1 : todas as crianças gostam de pizza. p2 : quem gosta de refrigerante gosta de pizza. c: todas as crianças gostam de refrigerante.
Argumento II p1 : todas as crianças gostam de pizza. p2 : quem gosta de refrigerante gosta de pizza. c: quem gosta de refrigerante é criança.
Argumento III p1 : todas as crianças gostam de pizza. p2 : quem gosta de refrigerante não gosta de pizza. c: nenhuma criança gosta de refrigerante.
É (são) argumento(s) válido(s)

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