Questões de Raciocínio Lógico da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Raciocínio Lógico da CESPE / CEBRASPE

       Conta-se na mitologia grega que Hércules, em um acesso de loucura, matou sua família. Para expiar seu crime, foi enviado à presença do rei Euristeu, que lhe apresentou uma série de provas a serem cumpridas por ele, conhecidas como Os doze trabalhos de Hércules. Entre esses trabalhos, encontram-se: matar o leão de Neméia, capturar a corça de Cerinéia e capturar o javali de Erimanto.

Considere que a Hércules seja dada a escolha de preparar uma lista colocando em ordem os doze trabalhos a serem executados, e que a escolha dessa ordem seja totalmente aleatória. Além disso, considere que somente um trabalho seja executado de cada vez. Com relação ao número de possíveis listas que Hércules poderia preparar, julgue os itens subseqüentes.

O número máximo de possíveis listas que Hércules poderia preparar é superior a 12 × 10!.

 

Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.

Escolhendo um motorista ao acaso, a possibilidade de ele ter recebido 3 multas é inferior a 25%.

 

Com a campanha nacional do desarmamento, a Polícia Federal já recolheu em todo o Brasil dezenas de milhares de armas de fogo. A tabela acima apresenta a quantidade de armas de fogo recolhidas em alguns estados brasileiros. Considerando que todas essas armas tenham sido guardadas em um único depósito, julgue os itens que se seguem.

Escolhendo-se aleatoriamente uma arma de fogo nesse depósito, a probabilidade de ela ter sido recolhida em um dos dois estados da região Sudeste listados na tabela é superior a 0,73.

Uma organização contratou convênios com um plano de saúde, um plano de previdência privada e uma seguradora de veículos para adesão voluntária de seus 5.350 empregados. Sabese que as adesões ficaram assim distribuídas:

-  870 aderiram ao plano de saúde e ao seguro de veículos;

-  580 aderiram ao seguro de veículos e ao plano de previdência;

-  1.230 aderiram aos planos de saúde e de previdência;

-  320 aderiram apenas ao seguro de veículos;

-  2.280 aderiram ao plano de previdência;

-  350 aderiram às três modalidades de convênio;

-  280 não aderiram a nenhum convênio.

Com base nessa situação, julgue os itens seguintes.

O número de empegados que aderiram a apenas duas modalidades de convênios foi inferior a 1.650.

Considerando essas informações e que os “17 países” mencionados acima formem uma associação presidida por um conselho composto por cinco delegados de países distintos, julgue os itens que se seguem.

A partir de um conjunto de 17 delegados, um de cada país, pode-se compor o conselho de 17 × 14 × 13 × 2 maneiras distintas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis