Questões de Química da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Química da Instituto Consulplan

Medidas potenciométricas são rotineiras no cotidiano. A determinação de valores de pH de produtos comerciais é, frequentemente, realizada nas indústrias químicas, farmacêuticas e alimentícias; os laboratórios clínicos determinam gases sanguíneos como importantes indicadores no diagnóstico de doenças. Os efluentes industriais também são continuamente monitorados para a determinação do valor de pH e da concentração de determinados poluentes. Em relação à potenciometria, analise as afirmativas a seguir.
I. As medidas potenciométricas apresentam alta sensibilidade, tempo de resposta curto, facilidade de escalonamento e automação; elas funcionam bem com solventes orgânicos; cor e turbidez não são interferentes. II. O método potenciométrico se baseia na medida do potencial de células eletroquímicas, com o consumo apreciável de corrente. III. O eletrodo indicador apresenta corrente que varia de forma conhecida com alterações na concentração do analito. IV. O eletrodo de referência é uma meia-célula que tem um potencial de eletrodo conhecido, que permanece constante sob temperatura constante, independente da composição da solução do analito.
Está correto o que se afirma apenas em 

A CETESB e a Anvisa, agências responsáveis pelo controle e a fiscalização sanitária, recomendam o uso do swab de Moore como um processo simples e eficaz para a avaliação quantitativa de Vibrio cholerae ou outros patógenos em amostras de águas residuais. Entretanto, a execução da técnica de Moore está condicionada ao preparo do meio de Transporte Cary e Blair, o qual utiliza o CaCl2 em sua composição. Considere o preparo de 1,0 L de solução de CaCl2 a 1,0% (m/v) a partir do cloreto de cálcio dihidratado. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a massa de cloreto de cálcio dihidratado necessária para o preparo da solução de CaCl2 a 1,0% (m/v) e os valores de concentração correspondentes a esta mesma solução em g/L, ppm e mol/L.
(Efetue os cálculos considerando uma casa decimal após a vírgula.)

Entre as etapas para a realização de uma análise quantitativa estão a seleção do método, aquisição e processamento da amostra, dissolução desta em solvente apropriado, medição de uma propriedade do analito e estimativa da confiabilidade dos resultados. Em relação às etapas de amostragem e preparação das amostras, analise as afirmativas a seguir.
I. A extração em fase sólida apresenta algumas vantagens em relação à extração líquido-líquido convencional. Entre elas, menor consumo de solvente orgânico, a não formação de emulsões, facilidade de automação, volumes reduzidos de resíduos tóxicos, capacidade de aumentar seletivamente a concentração do analito. II. A quantidade de amostra e a concentração do analito são fatores fundamentais para a escolha do método analítico, uma vez que a concentração do analito influencia na ocorrência de erros interlaboratoriais. O desvio-padrão relativo aumenta drasticamente quando a concentração do analito na amostra que se encontra entre 1 ppb e 100 ppm passa para a faixa de 0,01% a 1%. III. Durante a preparação das amostras é fundamental a eliminação dos interferentes. Na espectroscopia de emissão atômica em plasma e em chama, as interferências físicas que, geralmente, são específicas a certos analitos ocorrem após a dessolvatação. Estes interferentes influenciam na volatilização das partículas do analito durante a conversão das partículas sólidas ou fundidas em átomos ou íons elementares. IV. A microextração em fase sólida utiliza uma fibra de sílica fundida recoberta com um polímero não-volátil capaz de realizar a extração de analitos orgânicos diretamente de amostras aquosas ou em espaço livre sobre as amostras (headspace). Os analitos são, posteriormente, desorvidos termicamente em injetor de um cromatógrafo a gás. Essa técnica combina a amostragem e a pré-concentração em uma única etapa. 
Está correto o que se afirma apenas em 

Uma solução padrão de KMnO4 7,60 x 10-4 mol/L foi analisada por espectroscopia UV/Vis para o preparo de uma curva de calibração. A solução apresentou transmitância de 42%, em 510 nm, quando medida em célula de 1 cm. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o valor da absorbância e da absortividade molar para este experimento. (Dado: log 42 = 1,62.) 

As ISOs 14000 representam um conjunto de normas conhecidas como Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Considerando que a preocupação com a preservação do meio ambiente está entre os fatores mais relevantes na hora da compra por parte dos consumidores, a obtenção de certificação ISO 14000 por uma empresa agrega valor à sua marca, bem como aos seus produtos e serviços. Neste contexto, considerando que a ISO 14064 dispõe sobre diretrizes visando à quantificação e elaboração de relatórios de emissões e remoções de gases do efeito estufa, analise as afirmativas a seguir.
I. O dióxido de carbono representa um entre os vários gases reconhecidos pelo Protocolo de Quioto como gases do efeito estufa. II. As emissões de CO2 podem ser quantificadas no ambiente por meio de análise por cromatografia gasosa acoplada a detector de ionização em chama. III. O dióxido de carbono é um anidrido que se dissolve na água, segundo a equação química balanceada: CO2 + H2O ? H2CO3. IV. A remoção do CO2 do ambiente pode ser realizada pelas plantas durante a realização da fotossíntese, segundo a equação química balanceada: 6CO2 + 12H2O ? C6H12O6 + 6O2 + 6H2O. V. Considerando que as plantas apresentam 90% de eficiência durante a realização da fotossíntese, para a produção de 180 toneladas de glicose será necessário o sequestro de menos de 290 toneladas de CO2.
Está correto o que se afirma apenas em 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis