Questões de Química da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Química da CESPE / CEBRASPE

#Questão 119847 - Química, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2001, MAPA, Fiscal Federal Agropecuário

O método Kjeldahl é bastante utilizado para a determinação de proteína total em alimentos de origem vegetal e animal. Nesse método, as proteínas de uma amostra são digeridas pelo ácido sulfúrico na presença de um catalizador. A mistura é alcalinizada com hidróxido de sódio, é destilada e o destilado alcalino é borbulhado em solução padrão de ácido clorídrico. A solução final A é, então, titulada com hidróxido de sódio padrão. Julgue os itens que se seguem, acerca desse método.

Supondo que soluções nas concentrações de 0,2 mol/L de ácido clorídrico e 0,2 mol/L de hidróxido de sódio sejam utilizadas na análise descrita acima e que 10 mL de hidróxido de sódio sejam gastos na titulação, então, 0,01 mol de ácido clorídrico está presente na solução final A.

#Questão 119849 - Química, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2001, MAPA, Fiscal Federal Agropecuário

A contaminação de carnes por bactérias pode ocorrer em todas as fases de manipulação, desde o abate do animal até a mesa do consumidor. Enzimas de bactérias atacam as proteínas da carne produzindo substâncias indicativas do estado de degradação do produto, como H2S e NH3. A formação de uma mancha de cor grafite, espelhada em um papel embebido de acetato de chumbo, colocado em recipiente fechado contendo uma amostra de carne, é indicativa da presença de H2S. O pH normal de carne fresca é, aproximadamente igual a 6,6, porém, logo após o abate do animal, esse parâmetro atinge um valor em torno de 5,5, devido à produção de ácido láctico no músculo da carne. Com respeito a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Valores elevados de pH são indicativos de alta concentração de íons H+ advindos da degradação de matéria orgânica.

#Questão 119853 - Química, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2001, MAPA, Fiscal Federal Agropecuário

Uma amostra de ração à base de milho com teor de aflatoxinas conhecido chega ao laboratório para ser analisada em um programa interlaboratorial de qualidade analítica. O método analítico recomendado analisa todas as aflatoxinas seguindo um mesmo procedimento. Os níveis de aflatoxinas presentes na amostra são: AFB1 = 15,0 • g/kg, AFB2 = 5,0 • g/kg, AFG1 = 10,0 • g/kg e AFG2 < 2,0 • g/kg. Um analista, utilizando a metodologia recomendada no programa, mas sem conhecer os níveis presentes, analisou três subamostras da ração e os níveis encontrados foram os apresentados na tabela abaixo.

Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.

A qualidade do padrão analítico de AFG2 pode ter sido um dos responsáveis pelos resultados encontrados para esta aflatoxina.

#Questão 119855 - Química, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2001, MAPA, Fiscal Federal Agropecuário

Aflatoxinas são micotoxinas produzidas por fungos do gênero Aspergillus que contaminam os alimentos, principalmente cerais e amendoim. A contaminação dos alimentos pelo fungo está diretamente relacionada com o teor de umidade do produto e com a temperatura do ambiente.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) analisa grãos destinados ao consumo humano e animal quanto ao teor de aflatoxinas totais — soma das aflatoxinas AFB1, AFB2, AFG1 e AFG2 —, que não deve ultrapassar 20 • g/kg. Nos organismos humano e animal, a aflatoxina AFB1 é metabolizada formando a aflatoxina AFM1, também tóxica, que é secretada no leite. A maior toxicidade das aflatoxinas AFB1 e AFG1 em relação a AFB2 e AFG2 deve-se, principalmente, às características estruturais dessas moléculas. As estruturas químicas das aflatoxinas estão mostradas na figura acima.

Considerando essas informações, julgue os itens abaixo, com relação às aflatoxinas.

A maior toxicidade das aflatoxinas AFB1 e AFG1 é devida à presença da dupla ligação no grupo furano.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis