Questões sobre Técnicas de Laboratório

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Técnicas de Laboratório

Uma amostra de água coletada em manancial subterrâneo foi analisada, por espectroscopia UV/Vis, para a quantificação de íons ferro. O valor de transmitância obtido na análise foi 29%. A curva de calibração (y = ax + b) foi obtida a partir de soluções- -padrão com valores de concentração em mg/mL. Os valores dos coeficientes angular e linear para a curva de calibração foram, respectivamente, 3,00 e –0,06. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o valor de absorbância da amostra de água e da concentração de Fe3+ .
(Dado: log 29 = 1,46.) 

#Questão 951528 - Química, Técnicas de Laboratório, Instituto Access, 2023, UFFS, Técnico de Laboratório - Área: Química

No que diz respeito aos laboratórios de química, em relação às regras básicas no caso de incêndio, assinale a alternativa correta. 

#Questão 951858 - Química, Técnicas de Laboratório, FAURGS, 2023, UFRGS, Técnico de Laboratório - Área: Biologia

Nos laboratórios de pesquisa, é rotina armazenar algumas soluções-estoque. Esse tipo de solução é reconhecido como

Entre as etapas para a realização de uma análise quantitativa estão a seleção do método, aquisição e processamento da amostra, dissolução desta em solvente apropriado, medição de uma propriedade do analito e estimativa da confiabilidade dos resultados. Em relação às etapas de amostragem e preparação das amostras, analise as afirmativas a seguir.
I. A extração em fase sólida apresenta algumas vantagens em relação à extração líquido-líquido convencional. Entre elas, menor consumo de solvente orgânico, a não formação de emulsões, facilidade de automação, volumes reduzidos de resíduos tóxicos, capacidade de aumentar seletivamente a concentração do analito. II. A quantidade de amostra e a concentração do analito são fatores fundamentais para a escolha do método analítico, uma vez que a concentração do analito influencia na ocorrência de erros interlaboratoriais. O desvio-padrão relativo aumenta drasticamente quando a concentração do analito na amostra que se encontra entre 1 ppb e 100 ppm passa para a faixa de 0,01% a 1%. III. Durante a preparação das amostras é fundamental a eliminação dos interferentes. Na espectroscopia de emissão atômica em plasma e em chama, as interferências físicas que, geralmente, são específicas a certos analitos ocorrem após a dessolvatação. Estes interferentes influenciam na volatilização das partículas do analito durante a conversão das partículas sólidas ou fundidas em átomos ou íons elementares. IV. A microextração em fase sólida utiliza uma fibra de sílica fundida recoberta com um polímero não-volátil capaz de realizar a extração de analitos orgânicos diretamente de amostras aquosas ou em espaço livre sobre as amostras (headspace). Os analitos são, posteriormente, desorvidos termicamente em injetor de um cromatógrafo a gás. Essa técnica combina a amostragem e a pré-concentração em uma única etapa. 
Está correto o que se afirma apenas em 

O MEV (Microscópio Eletrônico de Varredura) é um dos mais versáteis instrumentos disponíveis para a observação e a análise das características microestruturais de materiais sólidos. O MEV dispõe de diversas lentes e bobinas eletromagnéticas. A lente objetiva do MEV é uma das lentes mais potentes do MEV, com uma intensa corrente fluindo através de suas bobinas; ela normalmente precisa ser refrigerada. A função da lente objetiva no MEV é  

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis