Questões sobre Substâncias e suas propriedades

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Substâncias e suas propriedades

#Questão 1134542 - Química, Substâncias e suas propriedades, FUNDATEC, 2025, Prefeitura de Porto Alegre - RS, Professor - Ciências, Qímicas, Físicas e Biológicas

As ligações químicas são interações fundamentais que mantêm os átomos unidos, formando moléculas e compostos. Elas podem ser classificadas em três tipos principais: iônica, covalente e metálica, cada uma com características específicas. Com base nos diferentes tipos de ligações químicas, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A ligação iônica/eletrovalente consiste no compartilhamento de elétrons entre átomos. Ocorre quando eles apresentam elevada eletronegatividade, possuindo, ambos, grande tendência de ganhar elétrons.
( ) A ligação covalente se estabelece entre íons, unidos por forças eletrostáticas. Ocorre com a transferência de elétrons de um átomo para outro, formando cátions (íons positivos) e ânions (íons negativos), que se atraem mutuamente.
( ) A ligação metálica é formada exclusivamente por metais que possuem baixas energias de ionização, têm seus elétrons de valência em condição suficiente e necessária para movimentarem-se, imitando o comportamento das moléculas de um gás ou líquido. Por esse motivo, o modelo é descrito como um “gás de elétrons” ou “mar de elétrons”.
( ) As ligações covalentes podem ser sólidas, líquidas ou gasosas. Apresentam baixa temperatura relativa de fusão e ebulição (não resistem ao calor) e baixa condução elétrica (exceto grafite), porém alguns ácidos fortes sofrem ionização em meio aquoso, tornando a solução condutora de corrente elétrica.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Sobre o fogo e os princípios da combustão, assinale a alternativa incorreta

#Questão 950562 - Química, Substâncias e suas propriedades, SELECON, 2023, IF-RJ, Técnico de Laboratório/Química

Após uma aula prática de química, um determinado grupo de alunos precisou fazer o tratamento de uma solução residual de sulfato de cobre (CuSO4). Para a realização deste processo, eles foram auxiliados e supervisionados pelo técnico do laboratório. Os procedimentos adotados pelos alunos, respectivamente, para a remoção do cobre e tratamento do líquido remanescente foram:

A partir do texto anterior, sabendo que MFe = 56 g/mol e MS = 32 g/mol, bem como desprezando a formação de outras espécies de íons de enxofre, julgue o item a seguir.
Os números de oxidação do ferro nas espécies Fe e FeS são, respectivamente, 0 e +2.

Asfaltenos são hidrocarbonetos policíclicos aromáticos encontrados no petróleo bruto, sendo a precipitação desses compostos um problema para a indústria petroquímica, uma vez que a deposição do asfalteno e de outras macromoléculas sólidas presentes nos reservatórios pode levar ao desgaste e entupimento de tubulações de extração, resultantes da formação de emulsões durante o processo.
     Para a quantificação de asfaltenos de petróleo, os métodos baseados na solubilidade são os mais adequados, consistindo basicamente na mistura do petróleo com n-heptano para causar sua precipitação, lavagens consecutivas com o mesmo solvente e uma extração com tolueno para o isolamento de material inorgânico. 
     O permanganato de potássio (KMnO4; M = 158 g/mol) é um dos compostos utilizados na oxidação em meio ácido de asfalteno, sendo necessários 8 g de KMnO4 para a oxidação de 4 g de asfalteno (M = 900 g/mol).


A partir das informações precedentes, e considerando MH2O= 18 g/mol, julgue o item que se segue.


O efeito Tyndall é o espalhamento ou a dispersão da luz provocada por partículas coloidais, propriedade esta que permite diferenciar uma solução verdadeira de uma solução coloidal.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis