Questões de Química do ano 2016

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Química do ano 2016

O ozônio é um gás atmosférico azul‐escuro que se concentra na estratosfera, em uma região situada entre 20 e 40 quilômetros de altitude da atmosfera. A camada de ozônio tem cerda de 15 quilômetros de espessura e funciona com um escudo protegendo a Terra dos efeitos nocivos dos raios solares. Na figura a seguir é representada a radiação eletromagnética como função do comprimento de onda.

Sobre a figura e o ozônio da estratosfera, analise as afirmativas a seguir.

I. A radiação UVC é absorvida pelo ozônio.

II. A estratosfera absorve cerca de 99% de toda a radiação UV, sendo o ozônio responsável por reter principalmente a radiação UVB.

III. A fotodissociação do ozônio por luz visível e ultravioleta produz oxigênio molecular e átomo de oxigênio.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

A atmosfera pode ser dividida em camadas, que estão relacionadas com propriedades químicas e físicas. Apenas a troposfera mantém contato direto com a crosta terrestre e com os seres vivos. A maioria dos estudos sobre poluição do ar se refere à região da troposfera, pois é nela que ocorrem intensa movimentação e transformação dos componentes gasosos e das partículas emitidas pelos oceanos e continentes. A figura a seguir apresenta a variação da composição dos gases atmosféricos envolvidos no smog fotoquímico ao longo do dia.

A respeito da figura e do smog fotoquímico, analise as afirmativas a seguir.

I. A formação e o acúmulo do ozônio depende não só de NOx, mas também da presença de peróxidos na atmosfera.

II. Com o nascer do sol, o NO é oxidado a NO2 e os compostos orgânicos voláteis sofrem reação, formando aldeídos e oxidantes diversos.

III. Quando as condições meteorológicas são desfavoráveis às dispersões dos poluentes, eis a ocasião menos favorável para a formação do smog fotoquímico.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Dois grandes avanços químicos marcaram a revolução na produção de sabões. Em 1791, Nicolas Leblanc concluiu o desenvolvimento do método de síntese da barrilha a partir da salmoura. Michel Eugéne Chevreul, entre 1813 e 1823, esclareceu a composição química das gorduras naturais. Assim, os fabricantes do século XIX puderam, além de dispor de matéria‐prima necessária para a fabricação de sabões, ter uma ideia do processo químico envolvido. Sobre o processo industrial e características dos sabões e detergentes é INCORRETO afirmar que

A indústria petroquímica, além de polímeros, produz uma série de compostos de grande importância na química. A indústria objetiva a transformação do petróleo na maior diversidade de produtos possíveis, com menor custo e a maior qualidade. De acordo com os derivados petroquímicos, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Derivados petroquímicos do eteno.

2. Derivados petroquímicos de compostos aromáticos.

3. Derivados petroquímicos do metano.

4. Derivados petroquímicos do propeno, buteno e isobuteno.

( ) Álcool iso‐octílico, glicerol, nonilfenol, metiletilcetona.

( ) Resinas epóxi, nylons, cumeno, ditofiletano.

( ) Álcool etílico, aldeído acético, óxido de etileno, glicóis éteres.

( ) Cianeto de hidrogênio, clorofórmio, cloroetilenos, cloreto de metila.

A sequência está correta em

Em 1827, Jons Jakob Berzelius inventou a palavra polímero (do grego polys, muitos e meros, partes) para denominar substâncias de massa molecular alta, formadas a partir da polimerização (união) de monômeros, moléculas com massa molecular baixa. Sobre os polímeros, é INCORRETO afirmar que

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis